Vigilantes fazem greve em Alagoas e atendimento em agências da CAIXA é afetado


Categoria, que cobra reposição salarial, diz que 22 agências não abriram nesta segunda-feira. CAIXA não fala em números, mas indica que clientes busquem atendimento em canais alternativos. Faixa na frente de empresa de vigilância anuncia greve de vigilantes de agências bancárias em Alagoas; atendimento na CAIXA foi afetado
Sindvigilantes
Vigilantes de agências bancárias iniciaram uma greve nesta segunda-feira (3) para cobrar reposição e reajuste salarial. De acordo com o sindicato da categoria, 22 agências da CAIXA não abriram no estado nesta manhã.
Por meio de nota ao G1, a CAIXA não deu número, mas admitiu que a greve “afeta todos os bancos da região” e indicou aos clientes que busquem atendimento nos “canais alternativos como lotéricas, correspondentes CAIXA Aqui e salas de autoatendimento” (leia na íntegra ao final do texto).
A paralisação começou às 6h. De acordo com o presidente do Sindicato dos Vigilantes de Alagoas (Sindvigilantes), José Cícero Ferreira da Silva, cerca de 200 funcionários aderiram à greve.
“Desde outubro de 2019 que tentamos uma negociação. Já participamos de três audiências e até agora nada. A proposta do patrão é de 0%. Entramos em greve pela falta de atendimento por parte dos empresários do Setor de Vigilância e Segurança Privada do estado de Alagoas”, reclamou.
Além do reajuste salarial, o Sindicato pede assistência aos trabalhadores que foram contaminados pela Covid-19 em Alagoas. “Oito vigilantes morreram vítimas do coronavírus no exercício das suas atividades. Isso não pode continuar acontecendo, pedimos mais atenção a isso. São mais de 100 vigilantes contaminados”.
Alagoas conta com cerca de 6 mil vigilantes, sendo que 520 trabalham em agências bancárias. Caso um acordo não seja feito, o Sindicato informou que a paralisação vai se estender para outras agências da capital e do interior.
“Hoje fechamos essas da CAIXA como forma de aviso. Se não entrarmos em um acordo, vamos fechar todos os bancos de Maceió, Arapiraca, Delmiro Gouveia e Santana do Ipanema”, disse Silva.
Leia abaixo a íntegra da nota da CAIXA:
COMUNICADO CAIXA
Em virtude da paralisação dos trabalhadores de empresas de vigilância, que afeta todos os bancos da região, a CAIXA informa que o banco oferece aos clientes atendimento nos canais alternativos como lotéricas, correspondentes CAIXA Aqui e salas de autoatendimento. Os canais recebem contas de água, luz, tributos, boletos de cobrança, prestação de habitação, saques de contas correntes e pagamento de benefícios sociais, como Bolsa família, seguro desemprego e FGTS, entre outros serviços.
Veja mais notícias da região no G1 Alagoas