Vigilância Sanitária autua frigorífico pela demora no afastamento de funcionários após casos de Covid-19


Mais de 50 casos da doença foram confirmados entre os funcionários; Prefeitura de Cabreúva (SP) confirmou duas mortes de familiares por coronavírus. Vigilância Sanitária fez vistoria em frigorífico em Cabreúva
Reprodução/TV TEM
A Vigilância Sanitária autuou nesta terça-feira (23) o frigorífico Flamboiã, de Cabreúva (SP), pela demora no afastamento de funcionários após mais de 50 casos confirmados de Covid-19.
A empresa se comprometeu a afastar os funcionários e fazer o teste de Covid-19 em todos aqueles que apresentarem algum tipo de sintoma da doença em uma audiência de forma virtual entre o Ministério Público, a Vigilância Sanitária e a empresa.
Acompanhe AO VIVO as notícias da pandemia na região
Contudo, nesta terça-feira, funcionários da Vigilância Sanitária foram até o frigorífico e disseram que a produção estava parada. Mesmo assim, a empresa foi autuada por ter demorado uma semana após a primeira determinação da Justiça para tomar a iniciativa.
O valor da autuação não foi informado. A TV TEM entrou com contato com a empresa Flamboiã, mas não obteve retorno.
Prefeitura de Itupeva abre sindicância para apurar morte de pacientes em hospital
Protesto
Funcionários de frigorífico de Cabreúva fazem protesto após registro de casos de Covid-19
Arquivo Pessoal
Na manhã desta segunda-feira (22), funcionários fizeram protesto na sede da empresa. Segundo eles, os funcionários que foram diagnosticados com a doença estariam trabalhando normalmente.
O grupo alegou ainda que a empresa não realizou testes em todos antes de retornarem ao trabalho e que estaria obrigando os funcionários a trabalharem nestas condições.
O juiz do Trabalho Levi Rosa Tome citou a empresa como sendo “local com maior risco de contágio da Covid-19 do município” e fez uma solicitação para que o Ministério Público apure o caso para constatar se há crime contra a saúde pública.
Segundo a Vigilância Sanitária, 57 funcionários testaram positivo para a doença e duas mortes de familiares foram confirmadas. A fábrica tem, atualmente, um quadro de mais de 800 trabalhadores.
Flagrante
TV TEM flagrou diversos ônibus cheios entrando e saindo de empresa em Cabreúva
Reprodução/TV TEM
Na quinta-feira (18), uma equipe da TV TEM esteve no local e registrou a movimentação em frente ao frigorífico.
De acordo com funcionários que não quiseram se identificar, a determinação de manter apenas a quantidade mínima de pessoas trabalhando para conservar produtos e maquinários não está sendo cumprida.
A reportagem também flagrou diversos ônibus lotados entrando e saindo da empresa. Apesar de todos usarem itens de proteção, do lado de fora era possível ver os trabalhadores aglomerados durante a troca de turno.
Vigilância Sanitária faz nova vistoria em frigorífico em Cabreúva
Reprodução/TV TEM
A Vigilância Sanitária informou que fez uma nova vistoria no frigorífico na tarde de quinta-feira. As equipes estiveram no local para fazer um relatório detalhado, que vai ser enviado ao Ministério Público
Em nota, a empresa Flamboiã informou que as informações serão prestadas ao juízo responsável pela condução da ação civil pública e os fatos serão devidamente esclarecidos.
Initial plugin text
Veja mais notícias da região no G1 Sorocaba e Jundiaí