VÍDEO: Aposentado e cadelinha passeiam usando máscara de proteção contra o coronavírus


Gravação foi feita em Arapiraca, interior de Alagoas. Cícero Tenório, de 78 anos, contou ao G1 que adaptou equipamento de proteção para a cachorra para chamar a atenção para a importância da prevenção. Morador de Arapiraca e cachorrinha passeiam de máscara
O aposentado Cícero Tenório, de 78 anos, sai para fazer caminhada nas ruas da cidade onde mora, em Arapiraca, no Agreste de Alagoas, e sabe que precisa usar máscara facial para reduzir o risco de contágio pelo novo coronavírus. Acostumado a passear com sua cadelinha Laila, de 8 anos, ele resolveu colocar nela também o equipamento de proteção e a cena viralizou na internet (assista ao vídeo acima).
“Eu fiz isso para incentivar o uso de máscara, porque é muito importante a gente se cuidar e eu estou me cuidando. E ela é minha companheira, minha amiga, tudo o que eu faço ela quer fazer também. Aí eu improvisei com um pano e fiz uma para ela, que não reclamou e a gente foi fazer nossas caminhadas”, contou o aposentado.
Em entrevista ao G1, Tenório explicou que foi o filho dele quem gravou o vídeo. Zaqueu Costa Cavalcante passava de carro pela rua, no bairro Brasília, e parou para gravar o pai e a cadelinha passeando. O vídeo foi postado na segunda-feira (27) e desde então passou a ser compartilhado nos aplicativos de mensagens.
Coronavírus: que cuidados devemos tomar com os animais de estimação?
“Foi ontem. Ele ia passando aí eu parei o carro e fiquei filmando. Eu gravei no intuito de colocar no grupo da família, de compartilhar com os amigos, porque ele é muito extrovertido, gosta de brincar. E acabou viralizando. Mandaram para o Arapiraca do Deboche e criou uma proporção de visualização que a gente não imaginava. O intuito não foi nem de aparecer, foi de brincar mesmo”, disse Cavalcante.
O vídeo foi publicado na página Arapiraca do Deboche, com a legenda “quem ama cuida”. Até as 17h50 desta terça-feira (28), já havia mais de 500 comentários na postagem.
Initial plugin text
Amizade fiel
O filho de Cícero contou que a amizade entre o pai e Laila é de muito companheirismo.
“Ele sempre passeia de manhã, quando vai fazer uma caminhadinha, leva ela. Ela é muito obediente. É um amor sem palavras. Ela é filha de um cachorro que ele teve e morreu envenenado. Continua com ela o mesmo amor que ele tinha pelo Bob, que ele até fazia [festa de] aniversário. A Laila é realmente outro amor da vida dele. Ele fala com ela em um tom de voz baixinho, como se tivesse conversando, e ela obedece como se tivesse entendendo ele”, disse Cavalcante.
Amizade que é confirmada pelo aposentado. “Tudo o que eu fizer, ela quer fazer também. É um amor, eu tenho amor como se ela fosse uma pessoa”.
Aposentado adaptou uma máscara de proteção para fazer caminhadas na rua com sua cadelinha
Arquivo Pessoal
Coronavírus em animais
De acordo com especialistas, a contaminação de um pet pelo novo coronavírus é rara. Até então, há relatos de animais que foram infectados, mas que tiveram apenas sintomas leves e se recuperaram em poucos dias.
Em todo caso, recomenda-se que donos de animais de estimação que estiverem com Covid-19 ou estejam em isolamento que restrinjam o contato com os pets por medida de precaução.
Cícero Tenório, de Arapiraca, e sua cadelinha Laila, amigos inseparáveis
Arquivo Pessoal
Veja mais notícias da região no G1 Alagoas