Vestibular 2021: prazo da Unicamp para pedidos de isenção da taxa de inscrição termina nesta quarta

Solicitação pode ser feita para Vestibular Unicamp e Enem-Unicamp, pelo site da Comvest. Com pandemia, comissão organizadora flexibilizou procedimentos para entrega de documentos. Unicamp encerra inscrições para pedido de isenção na quarta-feira (8)
Antonio Scarpinetti / Unicamp
A Unicamp, em Campinas (SP), encerra, às 23h59 da próxima quarta-feira (8), o prazo para pedidos de isenção da inscrição do Vestibular 2021. A solicitação pode ser feita tanto para o vestibular tradicional da universidade, quanto para a modalidade Enem, e acontece exclusivamente pela internet, no site da Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest).
Alguns critérios foram flexibilizados por causa da pandemia do novo coronavírus. Candidatos da rede pública estadual, por exemplo, podem emitir documentos pelo site da Secretaria de Educação de SP. Para outros estados, a Comissão disponibiliza a opção de anexar a declaração de estudante da rede pública. [Veja mais detalhes abaixo]
Alunos de todo o país podem pedir o benefício. A lista dos contemplados será divulgada em 27 de julho.
Veja as três modalidades disponíveis:
Modalidade 1: candidatos de famílias de baixa renda (até um salário mínimo e meio bruto mensal por morador do domicílio).
Modalidade 2: funcionários da Unicamp/Funcamp
Modalidade 3: para aqueles que se candidatarem aos seguintes cursos noturnos de Licenciatura ou Tecnologia (Licenciaturas em: Ciências Biológicas, Física, Letras, Licenciatura Integrada Química/Física, Matemática e Pedagogia. Tecnologia em: Análise e Desenvolvimento de Sistemas e em Saneamento Ambiental).
Pré-requisitos: ter cursado o ensino médio integralmente em instituições da rede pública de educação (não se aplica à modalidade 3) e já ter concluído ou concluir em 2020 o ensino médio.
Nesta edição, são oferecidas 6.680 isenções na modalidade 1; e número ilimitado nas modalidades 2 e 3. De acordo com a universidade, as inscrições para o vestibular começam em 31 de julho.
Clique e confira a íntegra do edital
Documentação
Considerando o contexto da pandemia, a Comvest flexibilizou alguns procedimentos para o pleno atendimento dos estudantes das escolas públicas no Programa de Isenção da Taxa de Inscrição para o ingresso em 2021.
Os candidatos matriculados na rede pública do estado de São Paulo poderão emitir o histórico escolar e converter em formato “pdf” pelo site da Secretaria Estadual de Educação.
Já os candidatos de escola pública de outros estados podem anexar a declaração de que são estudantes da rede pública durante todo o ensino médio, conforme modelo na página.
A comissão afirma que os candidatos devem, ainda, juntar o documento oficial (histórico escolar ou declaração) com inscrição no vestibular Unicamp ou no Enem-Unicamp.
Além disso, na modalidade 1, que exige comprovação de renda, a Comvest irá aceitar o cadastro no CadÚnico do Governo Federal, para que os candidatos não precisem anexar a documentação exigida.
Data das provas
A Comvest trabalha com um planejamento para aplicar a prova da primeira fase do vestibular em janeiro de 2021, mas aguarda o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) reagendar o Enem para definir com precisão as novas datas dos exames.
A aplicação era prevista, inicialmente, para 22 de novembro, e foi adiada devido à pandemia da Covid-19. Neste ano, a prova terá menos questões e será dividida em dois dias, com objetivo de evitar aglomerações.
Formas erradas e corretas de usar máscara de proteção contra o coronavírus
Arte/G1
Initial plugin text
Veja mais notícias da região no G1 Campinas