Vendas no comércio crescem 6,6% no mês de junho em Alagoas, segundo IBGE

Apesar do aumento, setor de varejo fechou semestre em baixa por causa dos reflexos da pandemia de Covid-19.
Comércio em Alagoas teve aumento no volume de vendas em junho
Jonathan Lins/G1
A Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada nessa quarta-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostrou que as vendas no comércio varejista em Alagoas cresceram 6,6% em junho, na comparação com o mês de maio. E a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) apontou que o setor de serviços no cresceu 1,8% em junho em comparação com o mês anterior.
De acordo como IBGE, apesar do aumento em junho, o varejo em Alagoas fechou o semestre com queda de 10,2% em junho comparado com o mesmo período em 2019, influenciados pelas medidas de isolamento adotadas como prevenção de contágio pelo novo coronavírus.
Na comparação com junho de 2019, o volume de vendas no varejo no estado teve uma queda de 10,4%. E levando em consideração os últimos 12 meses, a redução foi de 5,5%.
No Brasil, o volume de vendas do varejo também cresceu em junho, mas o setor fechou o primeiro semestre com queda de 3,1% por causa da pandemia do novo coronavírus. O resultado semestral foi o menor desde o segundo semestre de 2016 (-5,6%).
“Os resultados positivos eram esperados porque viemos de uma base de comparação muito baixa, que foi o mês de abril (-17%). Esse crescimento, então, foi praticamente generalizado, distribuído em quase todas as atividades. Desde o começo da pandemia, a gente bate muitos recordes, tanto negativos quanto positivos, então os números estão muito voláteis”, explicou o gerente da pesquisa, Cristiano Santos, sobre os resultados para o Brasil.
O volume de vendas do comércio varejista ampliado, que integra também as atividades de veículos, motos, partes e peças e material de construção, cresceu 10,5% em Alagoas no mês de junho em comparação com maio. Já na comparação com junho de 2019, a queda foi de 6,7%, e de 9,6% na comparação os primeiros semestres de 2020 e do ano anterior.
Setor de Serviço
Os dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), que também foi divulgada pelo IBGE nesta segunda, mostraram que depois de quatro meses em queda, o setor de serviço cresceu 1,8% em Alagoas no mês de junho em relação a maio.
Segundo o IBGE, essa foi primeira alta após quatro taxas negativas consecutivas do setor, que experimentou queda em Alagoas nos meses de fevereiro (-0,5%), março (-6,7%), abril (-27,4%) e maio (-3%).
Queda na comparação com junho de 2019
Na comparação com junho de 2019, o setor recuou 33,1% em Alagoas. No acumulado do primeiro semestre comparado com o mesmo período do ano anterior, a queda no volume de serviços chegou a 17,8%.
A pesquisa, divulgada todos os meses, abrange cinco grupamentos de atividades da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE 2.0): serviços prestados às famílias (como alojamento e alimentação), serviços de informação e comunicação, serviços profissionais, administrativos e complementares, transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio e outros serviços.
Veja mais notícias da região no G1 Alagoas