Vendas do varejo crescem 3,4% em agosto e atingem patamar recorde

Com a quarta alta seguida, setor superou em 8,9% o patamar de fevereiro, eliminando as perdas com a pandemia. As vendas do comércio varejista cresceram 3,4% em agosto, na comparação com julho, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). com a quarta alta seguida, o setor eliminou as perdas com a pandemia, superando em 8,9% o patamar de fevereiro.
“Com o resultado, o setor atinge o maior patamar de vendas desde 2000, ficando 2,6% acima do recorde anterior, de outubro de 2014”, informou o IBGE
Na comparação com agosto de 2019, o comércio cresceu 6,1%, terceiro resultado positivo consecutivo.
No acumulado no ano, porém, setor ainda registra queda de 0,9%, enquanto que em 12 meses passou a registrar avanço (0,5%) após três meses de estabilidade.
“O varejo em abril teve o pior momento, com o indicador se situando 18,7% abaixo do nível de fevereiro, período pré-pandemia. Esses números foram sendo rebatidos nos meses seguintes, até que em agosto o setor ficou 8,9% acima de fevereiro”, explicou o gerente da pesquisa, Cristiano Santos.
Perspectivas
Após o tombo recorde no 1º semestre, a economia tem mostrado uma recuperação gradual no 3º trimestre, apesar das incertezas sobre a evolução da pandemia de coronavírus e das incertezas sobre a saúde das contas públicas.
A recuperação, porém, tem se mostrado desigual entre os setores. A produção industrial, por exemplo, cresceu pelo 4º mês consecutivo em agosto, mas ainda não eliminou as perdas com a pandemia.
Serviços e comércio lideram demissões no ano
A estimativa atual do mercado é de um tombo de 5,02% do PIB em 2020, segundo a última pesquisa Focus do Banco Central.
Vendas em papelarias caíram 50% durante a pandemia
Vídeos: veja as últimas notícias de Economia