Unicamp abre prazo para pedidos de isenção em taxa do vestibular 2021 nesta segunda; veja critérios


Período segue até 8 de julho, diz universidade. Instituição prevê aplicação da 1ª fase do exame em janeiro do próximo ano e espera definição do Inep sobre Enem para marcar datas de provas. Candidatos durante 2ª fase do vestibular 2020 da Unicamp
Antonio Scarpinetti
A Unicamp abre na manhã desta segunda-feira (22) o prazo para inscrições dos pedidos de isenção da taxa do vestibular 2021. Segundo a comissão organizadora do processo seletivo (Comvest), o prazo começa às 9h, segue até 8 de julho e deve ser feito pelo candidato exclusivamente na página dela.
Veja abaixo detalhes sobre critérios, modalidades e quantos benefícios devem ser concedidos.
A prova da primeira fase era inicialmente prevista para 22 de novembro, mas diante dos reflexos da pandemia do novo coronavírus a Comvest trabalha com um planejamento para aplicação em janeiro. A prova terá menos questões e será dividida em dois dias, com objetivo de evitar aglomerações.
Estudantes de todo país podem solicitar o benefício e o pedido também vale para a modalidade Enem-Unicamp 2021. A universidade, inclusive, aguarda o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) reagendar o Enem para definir as novas datas do vestibular.
Clique e veja íntegra do edital
Estudantes durante a 2ª fase do vestibular 2020 da Unicamp
Antoninho Perri/SEC Unicamp
Modalidades
Candidatos provenientes de famílias de baixa renda (até 1,5 salário mínimo bruto mensal por morador do domicílio);
Funcionários da Unicamp/Funcamp;
Estudantes que se candidatarem aos cursos de Licenciatura ou Tecnologia em período noturno (ciências biológicas, física, letras, licenciatura integrada química/física, matemática e pedagogia; tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas e em saneamento ambiental)
Pré-requisitos
Ter cursado o ensino médio integralmente na rede pública (não se aplica à modalidade 3);
Ter concluído ou concluir em 2020 o ensino médio;
Número de benefícios
De acordo com a Unicamp, nesta edição são oferecidas 6.680 isenções na modalidade 1; e número ilimitado nas modalidades 2 e 3;
Documentação
Segundo a Comvest, os candidatos matriculados na rede pública do estado de São Paulo poderão emitir o histórico escolar e converter em formato “pdf” pelo site da Secretaria Estadual de Educação.
Já os candidatos de escola pública de outros estados podem anexar a declaração de que são estudantes da rede pública durante todo o Ensino Médio, conforme modelo na página dela.
A comissão afirma que os candidatos que devem, ainda, juntar o documento oficial (histórico escolar ou declaração) com inscrição no vestibular Unicamp ou no Enem-Unicamp.
Calendário
A Unicamp informou que a lista de contemplados será divulgada em 27 de julho e, a partir desta data, os alunos começam a receber via e-mail um comunicado sobre o resultado.
“Os contemplados não são automaticamente inscritos no Vestibular Unicamp 2021 e no Enem-Unicamp 2021. É preciso, posteriormente, fazer as respectivas inscrições, utilizando o código de isento fornecido pela Comvest”, diz nota da assessoria.
Segundo a universidade, as inscrições para o vestibular ocorrem entre 31 de julho e 8 de setembro.
Veja mais notícias da região no G1 Campinas.