UFJF desenvolve software para produção de equipamentos que atuam no combate à Covid-19


A tecnologia faz parte do projeto Fasten Vita, que reúne diversas instituições brasileiras e internacionais. UFJF
UFJF/Divulgação
Um software responsável pela criação de máscaras e respiradores foi desenvolvido pelo Departamento de Ciências da Computação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), como forma de combate à Covid-19.
O programa foi desenvolvido por meio de uma pesquisa em parceria com instituições europeias, 12 universidades brasileiras e mais de 40 pesquisadores voluntários, por meio do projeto Fasten Vita.
O projeto é sem fins lucrativos e tem como objetivo a produção de equipamentos de enfrentamento à Covid-19 em vários pontos do país.
Leia também: UFJF participa de projeto nacional de produção de equipamentos para combate da Covid-19
Segundo a Universidade, o software foi desenvolvido utilizando a tecnologia de ponta e infraestrutura do Departamento de Ciências da Computação, durante um período de dois meses.
Uma vez pronto, tornou-se uma contribuição de escala mundial ao combate contra o novo coronavírus.
“Quando se fala em equipamentos e tecnologias, nós temos hoje, no Brasil, uma dependência muito grande com outros países. Dependemos deles para conseguir esses produtos. Mas também temos potencial, tanto em escala nacional quanto aqui em Juiz de Fora”, afirmou Mário Antônio Ribeiro Dantas, professor da UFJF e colaborador da pesquisa.
Ainda conforme a instituição, a intenção é que a tecnologia seja disseminada para as instituições parceiras, criando uma rede de contribuição e apoio que cruze todo o país. Atualmente, o software está hospedado na UFJF.
“Temos que ter essa noção da nossa qualidade e do nosso potencial, porque isso acaba angariando recursos para a própria Universidade. Salvando uma vida, já valeu a pena”, finalizou Mário.