Turismo vai capacitar sete mil profissionais em Salvador, diz ACM Neto

O prefeito ACM Neto anunciou nesta terça-feira (4) novas medidas para recuperação do setor de turismo de Salvador, um dos mais afetados pela pandemia. A primeira medida é a implantação do Selo Sanitário da Prefeitura, que certificará bares, restaurantes, hotéis que cumprirem os protocolos de higiene. Outra iniciativa anunciada é o projeto Capacita Salvador, que vista formar 7 mil profissionais de turismo a partir de setembro. Neto falou durante a inauguração do Centro de Recuperação do Turismo (CRT), no Comércio.

“É fundamental nesse momento dar segurança às pessoas. Não adianta abrir sem que as pessoas se sintam seguras para ir. Então a gente está lançando um processo de certificação, um selo, para os principais estabelecimentos da cidade”, contou. “Vai ser trabalhado em bares, restaurantes, hotéis, equipamentos culturais, transportadoras…”, listou. “Nossa ideia é de certificar 600 estabelecimentos ligados ao setor de turismo”.

Além disso, a prefeitura fará uma parceria com a WTTC (The World Travel & Tourism Council), reconhecida internacionalmente, para entregar também o selo Safe Travel para os locais que cumprirem rigorosamente os protocolos. “O que a gente espera? Que o turista, e mesmo o consumidor local, quando ele pretenda ir para um ambiente seguro, ele se certifique que ali tem o selo. E que a presença do selo seja um chamariz, um convite para que a pessoa possa entrar naquele estabelecimento”, disse Neto.

Já o Capacita Salvador tem investimento de R$ 11 milhões através de um contrato com o Banco Internacional de Desenvolvimento (BID), pelo Pregetur. “Não é apenas capacitar a mão de obra com os padrões. Vamos precisar repensar como vender Salvador. Vai ser um verão diferente de todos os outros. Não serão os grandes eventos, o Festival da Virada, as lavagens e o Carnaval. O mais provável é o adiamento dessas atividades”, afirmou o prefeito.