‘Temos que ter equalização de tarifas’, diz Trump sobre etanol dos EUA no Brasil
Presidente dos EUA afirmou que algo pode ser apresentado sobre o tema ‘muito em breve’. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sugeriu em coletiva de imprensa na Casa Branca na noite de segunda-feira (10) que poderá tomar medidas tarifárias em relação ao Brasil por conta do etanol norte-americano.
Questionado sobre a pressão que estaria fazendo para que o Brasil elimine tarifas sobre a importação do produto dos EUA, Trump afirmou que “em algum momento” esse assunto será discutido. “Nós não queremos pessoas nos tarifando”.
“Eu acho que, no que concerne o Brasil, se eles fizerem tarifas, nós temos que ter uma equalização de tarifas”, disse o presidente dos EUA.
“Vamos estar apresentando algo que tenha a ver com tarifas, e com justiça. Porque temos, muitos países, por muitos anos, têm nos cobrado tarifas para fazer negócios, e nós não cobramos deles. E isso se chama reciprocidade, se chama tarifas recíprocas, e talvez você veja algo sobre isso muito em breve”, afirmou.
Há pouco menos de um ano, o Brasil elevou de 600 milhões para 750 de litros a cota de etanol importado sem tarifa. Acima desse volume, o imposto de importação é de 20%.
Coletiva de imprensa de Trump é interrompida após tiros do lado de fora da Casa Branca