Só 12,8% dos alagoanos têm plano de saúde, aponta pesquisa do IBGE

Média do Brasil é de 26%. Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) foi divulgada nesta sexta e tem como referência dados de 2019. Plano de saúde
New Saúde Leader
Apenas 12,8% da população de Alagoas possui plano de saúde. A média nacional é de 26%. Os dados são da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) 2019, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (4).
Segundo a pesquisa, Maranhão é o estado onde há menos pessoas com planos de saúde, apenas 5% da população.
Mesmo nos estados onde os rendimentos per capita são mais elevados, a proporção de pessoas com planos de saúde não chegou a 40%. Como é o caso de São Paulo (38,4%), Distrito Federal (37,4%) e Rio de Janeiro (35%).
Em relação a plano dentário, a média de Alagoas é ainda mais baixa, apenas 9,3% da população possui esse serviço.
Internações pelo SUS
A PNS revelou ainda que 77% das internações por 24 horas ou mais em Alagoas foram através do Sistema Único de Saúde (SUS), a sétima maior proporção entre as unidades da federação. Em todo o Brasil, essa média é de 64,6%.
As regiões norte (76,2%) e nordeste (77,8%) tiveram as maiores médias. Já entre as unidades da federação, o Maranhão (89,2%) teve o maior percentual, enquanto o Distrito Federal (47,6%) registrou o menor.
Considerando cor ou raça dos pacientes internados no SUS em Alagoas, 68,9% das pessoas brancas se internaram por 24 horas ou mais na rede pública de saúde, os pretos foram 73,1%, já os pardos, 81,7%.
Entre as pessoas que tinham renda de até ¼ do salário mínimo, 94,8% ficaram internadas através do SUS em 2019. Proporção que diminui conforme o aumento da renda e chega a 0% entre as pessoas com mais de cinco salários mínimos.
Perfil domiciliar
A pesquisa mostrou ainda que 92% das casas em Alagoas possuem água canalizada em pelo menos um cômodo. E apenas 31,6% possuem pelo menos um banheiro em casa.
No Brasil, 91,4% dos domicílios tiveram lixo coletado por serviço de limpeza diretamente ou por caçamba, o equivalente a 67 milhões de domicílios. Em Alagoas a média foi de apenas 86,9%.