Salvador: atraso no envio adia início de testes para a covid-19 em blitze

O secretário municipal da Saúde, Léo Prates, informou que um atraso no envio dos 100 mil testes rápidos para a covid-19 adquiridos pela prefeitura vai atrasar o início das blitzes para diagnóstico da população, que deveriam começar nesta segunda-feira. Por conta do problema de logística, a nova previsão é de que os testes só cheguem na quarta-feira (8) e comecem a ser aplicados a partir da próxima sexta-feira (10).Ainda segundo Prates, os detalhes da operação ainda estão sendo definidos.
A novidade foi anunciada pelo prefeito ACM Neto na última quarta-feira (1º). Na ocasião, ele informou que a chegada dos testes era aguardada para o final de semana. Inicialmente, 50 mil testes serão realizados na população da capital baiana nessa primeira etapa. Outros 50 mil serão feitos em seguida.
O esquema de testes funcionará através de uma parceria entre a Superintendência de Trânsito do Salvador (Transalvador) e a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) com a realização de blitze para medição da temperatura das pessoas.
“Nós não vamos parar o trânsito, vamos fazer um sistema parecido com as blitze de alcoolemia. Se as pessoas apresentarem febre, elas descem, a gente faz o teste e envia pelo celular o resultado”, afirmou o prefeito na ocasião.
No caso em que for constatado que a pessoa está com febre, acima de 37,8 ºC, será realizado o teste rápido. O teste possui 86% de confiabilidade e o resultado será enviado via mensagem de texto para o celular do paciente. Se der positivo, a orientação é de que a pessoa fique em isolamento imediato e encaminhado para contraprova no Laboratório Central (Lacen). O esquema será iniciado nos profissionais de urgência e emergência da SMS.
Desde que foi anunciado o primeiro caso de covid-19 na Bahia, em 06 de março de 2020, foram confirmados 401 (6,18%) casos, descartados 1.914 (29,5%) e 4.174 (64,32%) permanecem em investigação epidemiológica. Ao todo, 6.489 casos foram notificados no estado, segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), neste domingo (5).
O primeiro caso da Bahia foi notificado nove dias após a confirmação do primeiro caso do Brasil, que ocorreu em 26 de fevereiro de 2020. Até agora, foram confirmados 09 óbitos, sendo 07 em Salvador – cinco idosos do sexo masculino, uma pessoa do sexo masculino de 55 anos e uma pessoa de 41 anos do sexo feminino. Além disso, houve um óbito no município de Utinga (sexo masculino, 80 anos) e um no município de Itapetinga (sexo feminino, 28 anos).
Os casos notificados obedecem às definições de caso suspeito, conforme orientações do Ministério da Saúde, que foram sendo modificadas ao longo da evolução da pandemia que teve início na China, em 31 de dezembro de 2019.