Renan Filho viaja para Portugal e presidente do TJ, Tutmés Airan, assume o governo de Alagoas


Governador viaja na quarta-feira (30) para participar do voo inaugural da TAP Air de Lisboa para Maceió. Vice-governador e presidente da ALE, primeiro e segundo na linha de sucessão, respectivamente, não estariam disponíveis. Presidente do Judiciário, Tutmés Airan, assume interinamente o Governo de Alagoas a partir desta quarta-feira (30)
Caio Loureiro
O Governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), vai viajar para Portugal na quarta-feira (30) para participar do voo inaugural da TAP Air Lisboa/Maceió. Na ausência dele, quem assume interinamente o comando do Executivo é o presidente do Poder Judiciário, o desembargador, Tutmés Airan.
Tutmés ficará à frente do governo do estado até segunda-feira (5), quando o governador volta de viagem. Coube a ele esta função porque nem o vice-governador Luciano Barbosa (MDB) nem o presidente da Assembleia Legislativa (ALE), Marcelo Victor (PP), estariam disponíveis.
Pela linha de sucessão prevista na Constituição estadual, o presidente do Tribunal de Justiça é quem deve substituir o governador na ausência das outras duas autoridades.
Durante este período, o vice-presidente do Poder Judiciário, Sebastião Costa Filho, vai assumir o comando do TJ-AL.
A solenidade de posse terá transmissão online, às 18h de quarta, pelas redes sociais do Governo de Alagoas e do Tribunal de Justiça de Alagoas.
“Para mim, é uma honra. Alagoas é meu bem querer. Sento na cadeira de um democrata. Ainda que efêmeramente, vou dar continuidade a uma obra da democracia, que caracteriza o governo Renan Filho. Ser democrata, num momento como este por que passa o país, é coisa absolutamente virtuosa e até decisiva. Muito me satisfaz compartilhar um pouco mais de perto deste projeto. É uma passagem simbólica, mas muito importante”, disse o desembargador Tutmés Airan.
Veja os vídeos mais recentes do G1 AL
Veja mais notícias da região no G1 Alagoas