Quais são os equipamentos que não podem faltar em um canteiro de obras?

A importância de bons equipamentos em um canteiro de obras se deve a qualidade do desempenho exercido sobre esses objetos. As ferramentas e equipamentos, no entendimento do gerente da construtora Jacitara, Josué Eraldo da Silva, precisam atuar como um papel de facilitador na construção civil. Dentre tantas atividades desenvolvidas no canteiro de obra, é importante que sejam feitas com mais agilidade e melhor produtividade quando os profissionais têm os equipamentos corretos à sua disposição.

Com isso, há alguns equipamentos que são essenciais para uma obra, que pode gerar mais qualidade sobre o produto final de forma otimizada e eficiente. Essas ferramentas são seguras, duráveis e também confiáveis. Se você se importa com o prazo da sua obra, vejas as mais otimizadoras de tempo:

A Betoneira é utilizada para misturar argamassa e concreto, a betoneira agiliza o trabalho de preparação das massas para aplicação. Com a mecanização do processo, é possível obter uma mistura homogênea e sempre em proporções corretas. De acordo com Josué Eraldo da Silva, as betoneiras podem ser elétricas (220V e 380V) ou, ainda, movidas a óleo diesel. A capacidade de cada uma varia entre 150 e 600 litros.

O Andaime é totalmente necessário em uma obra. Isso porque são importantes para a função de alcance sobre paredes, janelas, telhados e outras partes mais altas do imóvel seja realizado. Para garantir a integridade dos trabalhadores, os andaimes devem obedecer às normas de segurança. Isso vale para todas as partes dele, incluindo guarda-corpo, escada, piso, sapatas e rodízios.

Quanto a escolha de um compressor de ar, o equipamento trabalha com um ar comprimido que é utilizado na construção para vários fins como, por exemplo, para calibração de pneus das máquinas e veículos, para preparação de superfícies antes da concretagem e para limpeza de peças.

Dessa forma, é um excelente compressor de ar é um equipamento indispensável no canteiro. Ele pode ser encontrado em vários tamanhos e modelos, adaptando-se às diferentes necessidades de cada obra.

Para Josué Eraldo da Silva, as esmerilhadeiras, que são ferramentas multiúso, são empregadas para esmerilhar, lixar, cortar rebarbas e dar acabamento de uma maneira geral. Elas têm a capacidade de substituição. Isso porque as etapas manuais e fazer a obra podem ser exercidas em tempo mais útil.

Já o uso de geradores de energia são essenciais porque convertem energia mecânica em energia elétrica, geralmente por meio da queima de algum combustível. Eles são usados nos canteiros de obra porque, muitas vezes, não existe uma rede de energia elétrica disponível. Os geradores podem ser alugados de acordo com a potência necessária na obra.

Outro equipamento primordial, são as lixadeiras. Isso porque são utilizadas para lixar e entregar um acabamento em superfícies diversas, como madeira, concreto, massa corrida, entre outras. Existem diferentes modelos, como lixadeira orbital, de cinta, de palma, angular etc. Além das lixadeiras, pense também nos acessórios, como lixas de diferentes tamanhos e adaptadores para aspirador de pó.