PT oficializa candidatura de Ricardo Barbosa à Prefeitura de Maceió

Advogado e atual presidente do diretório estadual do partido, ele já foi eleito vereador e se candidatou a prefeito da capital e governador do estado em eleições anteriores. Ricardo Barbosa anuncia em convenção que vai disputar a prefeitura de Maceió pelo PT
Aldo Correia/TV Gazeta
O Partido dos Trabalhadores (PT) oficializou neste domingo (13) a candidatura de Ricardo Barbosa à Prefeitura de Maceió. A candidata a vice na chapa é a jornalista Elida Miranda.
Por causa das regras de distanciamento social impostas pela pandemia do coronavírus, a convenção foi virtual, transmitida pela internet. O partido tem 30 candidatos a vereador.
“Em uma cidade de Maceió, onde a gente tem tanta exclusão, a prefeitura consegue prestar serviços para um determinado setor da população que não é tão carente de serviços públicos assim. A gente só quer inverter essa lógica, inverter esse paradigma. É possível a gente compartilhar essa Maceió tão bonita, tão maravilhosa, da beira do mar, beira da lagoa, com aquelas pessoas que precisam também de serviços públicos, de saneamento, de educação, de creche, pessoas que precisam dispor de limpeza urbana, de luz, de água, isso tudo precisa também chegar a grande parte dos maceioenses que precisam desse serviço, que infelizmente não chega. Maceió vai ser para todos, vai ser igualmente compartilhada, da beira do mar à beira da lagoa”, disse.
Barbosa também ressaltou que a disputa eleitoral neste momento é, sobretudo, uma disputa de narrativas.
“Um setor conservador da política pratica uma política genocida em relação à pandemia, a Covid-19, uma política irresponsável de destruição de Estado, uma política neoliberal de exclusão de uma grande parte da população que precisa da atuação do Estado Brasileiro. E o PT está credenciado para fazer essa disputa de narrativa e o fará em 2020 porque quer chegar às prefeituras nas grandes, nas médias e nas pequenas cidades para restabelecer uma politica que a gente vinha costruindo nos governos de Lula e Dilma, uma política onde o estado vinha a serviço do povo pobre, do povo carente”, afirmou
Perfil
PT oficializa candidaturas de Ricardo Barbosa e Elida Miranda à prefeitura de Maceió
Aldo Correia/TV Gazeta
Ricardo Barbosa tem 51 anos e é natural de Maceió. Ainda criança, mudou-se com a família para o Rio de Janeiro, mas voltou para a capital alagoana aos 17 anos, quando se filiou ao PT. Advogado, atualmente é o presidente do diretório estadual do partido.
Em 1992, por divergências políticas, saiu do PT. Em 2002, pelo PSTU, foi candidato ao governo de Alagoas e disputou pela primeira vez a prefeitura de Maceió em 2004. Em 2006, já no PSOL, candidatou-se novamente ao governo do estado e dois anos depois se elegeu vereador pelo mesmo partido.
Quando voltou ao PT, assumiu a presidência do Diretório Municipal e em 2016 compôs a chapa do então candidato a Prefeito de Maceió, Paulão. Foi conduzido, em 2017, e reconduzido, em 2019, à Presidência Estadual do PT de Alagoas.
Veja os vídeos mais recentes do G1 AL