Projeto doa livros infantis para celebrar o Dia das Crianças em Maceió


Iniciativa vem do ‘Educa em Ação’, que pendura livros em árvores pelos bairros da capital. Projeto de incentivo à leitura monta árvore do livro na Praça da Faculdade, em Maceió
Para celebrar o Dia das Crianças, comemorado nesta segunda-feira (12), o projeto Educa em Ação doou livros infantis para incentivar o hábito da leitura aos pequenos. A atividade aconteceu no sábado (10) na Praça da Faculdade, no bairro do Prado, em Maceió.
Durante a ação, as crianças puderam colher os livros que estavam pendurados nas árvores da praça, como se fossem frutos. As opções eram diversas, desde clássicos da Disney, a gibis e histórias em quadrinhos.
Quem ficou encantando com a intervenção literária foi o João Lucas, de 8 anos. Ele contou o que mais gosta em um livro. “É legal, é divertido e me mostra histórias em quadrinhos”.
João Lucas, de 8 anos, adora ler os gibis do ‘Chico Bento’
João Vitor Ferreira/G1
A assistente social Walquiría Menezes, mãe do João, disse que o projeto pode ajudar pessoas que não têm condições de comprar um livro.
“Eu acho muito importante esse espaço público, a integração entre as crianças em um momento desses, de estar oportunizando também quem não pode comprar livros. Ter a possibilidade de pegar um livro na árvore é uma experiência muito gostosa”, avaliou Walquíria.
Livros pendurados em árvores
Devido ao isolamento social, intervenções literárias e contações de histórias que eram realizadas pelo projeto foram interrompidas. Mas para que o hábito da leitura continue sendo disseminado, a alternativa encontrada foi deixar os livros espalhados por vários bairros da capital.
O Educa em Ação nasceu em 2018, em um projeto de extensão da faculdade, quando a professora Rosely Frazão, idealizadora do projeto, ainda era estudante. Junto com outras colegas de classe, ela buscou uma alternativa para inserir crianças no universo da leitura desde a primeira idade.
Os irmãos Carlos Eduardo, 8, e Lucas, 5, foram para a ação acompanhados dos pais
João Vitor Ferreira/G1
Os exemplares também já foram deixados em bairros como Trapiche, Pontal da Barra, e nos conjuntos Graciliano Ramos, Salvador Lyra e Dubeaux Leão.
Quer doar livros para o projeto?
Qualquer pessoa pode doar livros de qualquer gênero para o projeto. Os interessados devem entrar em contato através do WhatsApp: (82) 9637-6075.
Liz, de 4 anos, doou um livro para o projeto e levou outro para casa
João Vitor Ferreira/G1
Livros infantis foram pendurados em árvores na Praça da Faculdade, Maceió
João Vitor Ferreira/G1
Genésio de Moura Silva com a filha Sarah, de 4 anos.
João Vitor Ferreira/ G1
Veja os vídeos mais recentes do G1 AL
Veja mais notícias da região no G1 Alagoas