Procon constata variação de quase 500% no preço de alimentos em supermercados de Maceió


Desde o início da pandemia, órgão municipal acompanha variação do valor cobrado em produtos iguais nos diversos estabelecimentos e denúncias de preços abusivos. Procon Maceió fiscaliza variação de preços em supermercados
Viviane Leão/TV Gazeta
Uma fiscalização do Procon Maceió realizada na manhã desta quarta-feira (1) verificou os preços dos alimentos em supermercados da capital para evitar práticas abusivas. Foi encontrada uma variação de quase 500% no preço de alimentos iguais em estabelecimentos diferentes.
Desde o início da pandemia, o órgão vem acompanhando a variação e as denúncias de preços abusivos. Segundo levantamento, itens como cereais chegam a ter uma variável de preço entre 20% e 30%.
“O que nos surpreendeu foi no setor de hortifruti, a variação chega a quase 500%. Constatamos essa variação no preço da laranja-pêra”, explicou Rodrigo Palmeira, coordenador de fiscalização do Procon Maceió.
De março até junho, o Procon Maceió fez cerca de 73 autuações nos supermercados, entre autos de infração e de constatação.
“Nós damos o prazo de 10 dias para a defesa do estabelecimento, posterior a isso, o nosso corpo jurídico vai analisar se a defesa é procedente. Caso não seja, nós aplicamos a multa que pode ser de até R$ 9 milhões”.
Em caso de denúncias ou reclamações, a população pode acionar o Procon Maceió através dos telefones (82) 98882-8326 e 0800 082 4567 ou pelo e-mail [email protected].
Veja mais notícias da região no G1 Alagoas