Primavera em Alagoas deve ser de chuvas rápidas nas manhãs e madrugadas das primeiras semanas
Previsão da Semarh aponta ainda aumento gradual da temperatura. Nova estação começa na terça (22) às 10h31. Primavera está prevista para começar às 10h31 (horário de Brasília) de terça-feira (22) e termina em 21 de dezembro às 07h02.
Heloise Hamada/G1
A primavera em Alagoas terá chuvas rápidas nas primeiras semanas. A nova estação começa às 10h31 (horário de Brasília) de terça-feira (22) e terminar em 21 de dezembro às 07h02.
Chegada da Primavera em todo o Brasil
No primeiro dia da nova estação a temperatura máxima será de 30ºC em Maceió e a manhã deverá ser nublada. O sol só deve aparecer com intensidade durante a tarde. A temperatura mais alta está prevista para a região do Sertão do estado, 34ºC.
Segundo o Meteorologista da Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Vinicius Pinho, a primavera terá algumas características específicas aqui em Alagoas.
“No início da primavera, estamos numa fase de transição do período chuvoso para o período seco, o que explica as chuvas rápidas, principalmente durante as manhã e madrugadas. Além do aumento gradual da temperatura, principalmente das máximas, índices ultravioletas elevados e mudança da direção dos ventos”, disse Vinicius.
O meteorologista disse ainda que com o início da primavera, as chuvas no estado tendem a diminuir, e ocorre uma mudança no regime de ventos, que antes passava de leste a sudeste e agora, passa a ser de nordeste: um vento mais intenso, forte, quente e mais seco.
“Esses ventos tem características mais intensas, quente, dando uma sensação de abafamento. Aqui na Sala de Alerta, neste período, é comum a emissão de avisos meteorológicos decorrentes desse fenômeno, que, geralmente, provoca alguns transtornos, como quedas de árvores e engarrafamentos urbanos”, informou.
Confira os vídeos mais recentes do G1 AL
O meteorologista disse ainda que com o início da primavera, as chuvasn tendem a diminuir, e ocorre uma mudança no regime de ventos, que antes passava de leste a sudeste e agora, passa a ser de nordeste: um vento mais intenso, forte, quente e mais seco.
Veja mais notícias da região no G1 Alagoas