Prévia da inflação oficial fica em 0,02%, menor taxa para junho desde 2006

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo – 15 (IPCA-15) ficou em 0,02% em junho, segundo divulgou nesta quinta-feira (25) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Trata-se da menor taxa para junho desde 2006.
Em maio, o indicador – que é considerado uma prévia da inflação oficial do país – havia registrado deflação histórica de 0,59%. Em abril, o índice registrou queda de 0,01%.
Perspectivas e meta de inflação
A expectativa de inflação do mercado para este ano segue abaixo da meta central do governo para o IPCA, de 4%, e também do piso do sistema de metas, que é de 2,5% neste ano.
Segundo o relatório Focus, divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Central, os analistas do mercado financeiro estima uma inflação de 1,61% em 2020.
Se a previsão for confirmada, será o menor patamar da inflação desde o início da série histórica do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (BGE), em 1995. O menor nível já registrado foi em 1998 (1,65%).
Pela regra vigente, o IPCA pode oscilar de 2,5% a 5,5% sem que a meta seja formalmente descumprida. Quando a meta não é cumprida, o BC tem de escrever uma carta pública explicando as razões.
A meta de inflação é fixada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Para alcançá-la, o Banco Central eleva ou reduz a taxa básica de juros da economia (Selic), atualmente em 2,25% – mínima histórica.
Educação Financeira: entenda o que é a inflação e como ela afeta sua vida