Presos filmados com dificuldade para respirar em presídio em Maceió têm resultado negativo para Covid-19, diz secretaria

Detentos passam bem, mas continuam sendo assistidos no hospital de campanha do complexo penitenciário. Após divulgação de vídeo, presídio passou por inspeção. Presos que alegaram falta de ar dentro de cela no presídio Cyridião Durval, passam bem segundo a Seris
Ascom/ Seris
A Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) informou, nesta terça-feira (15), que os cinco presos filmados com dificuldade para respirar no Presídio Cyridião Durval e Silva foram submetidos a testes rápidos para Covid-19 e o resultado de todos foi negativo.
Os detentos passam bem, mas continuam sendo assistidos por uma equipe médica multidisciplinar no hospital de campanha do complexo penitenciário de Maceió. Eles passaram por uma nova avaliação e o quadro de saúde é considerado estável.
“Os reeducandos estão sendo monitorados vinte e quatro horas por dia. Agora, aguardamos a evolução do quadro clínico de cada paciente para providenciarmos algum outro exame que se fizer necessário”, explicou a gerente de Saúde da Seris, tenente PM Jackeline Leandro.
Apenas um dos presos apresentou sintomas de síndrome gripal e a Seris informou que ele já foi medicado.
“Após separá-lo do convívio com os outros presos, adotamos todas as medidas profiláticas no sentido de preservar a saúde do paciente, que, assim como os demais, já não apresenta nenhuma queixa”, reforçou a gerente.
Os presos passaram por sessões de fisioterapia respiratória, ofertada por profissionais da própria secretaria e serão ouvidos pela equipe da Corregedoria da Seris para relatar o episódio registrado no final de semana. Os familiares já foram informados sobre o estado de saúde de cada um dos pacientes.
Vídeo mostra presos passando mal no chão do Cyridião Durval e Silva, em Maceió
Inspeção no presídio onde os presos passaram mal
Na segunda (14), a Secretaria afastou 7 policiais penais que estavam de serviço no Cyridião Durval e abriu uma sindicância para apurar o que aconteceu para que os presos passassem mal.
Nesta tarde, o presídio passou por uma inspeção realizada por membros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-AL) e do Conselho Penitenciário do Estado de Alagoas, que foram recebidos pelo chefe especial das unidades penitenciárias, Marciano Alex, e pelo ouvidor da Seris, o também policial penal Glauber Melo.
O objetivo foi verificar as providências adotadas pela Secretaria voltadas para a superlotação carcerária. As entidades devem elaborar um relatório com sugestões de melhorias e entregar à secretaria.
No local, foi constatado problema de transbordamento de esgoto, mas uma equipe de engenharia da Seris informou que já instalou caixas de passagem para desobstruir trechos da rede de esgotamento sanitário. A obra está em fase de conclusão.
Confira os vídeos mais recentes do G1 AL
Veja mais notícias da região no G1 Alagoas