Prefeitura de Maceió retoma empréstimo de cadeiras anfíbias para pessoas com deficiência

Cadeiras são adaptadas para o banho de mar assistido. Serviço é gratuito e precisa ser agendado. Prefeitura de Maceió retoma serviço de agendamento e empréstimo das cadeiras anfíbias para uso de pessoas com deficiência
Cláudia Leite/Ascom Semtel
A Prefeitura de Maceió retomou o serviço de agendamento e empréstimo das cadeiras anfíbias para uso de pessoas com deficiência. O equipamento, que facilita o acesso às praias e ao banho de mar, pode ser solicitado por qualquer maceioense ou turista.
O empréstimo das cadeiras anfíbias é gratuito e faz parte do projeto Praia Acessível da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel). Para ter acesso ao equipamento, os interessados devem entrar em contato com o coordenador do projeto, João de Barros, pelo telefone (82) 99102-4596, consultar a disponibilidade e agendar a entrega. O tempo de permanência com a cadeira é de até sete dias.
As cadeiras são adaptadas para o banho de mar assistido, possuem rodas especiais que permitem o deslocamento na areia e tem capacidade de flutuação na água. Os equipamentos possuem cinto de segurança regulável, encosto, assento, apoio cervical para a cabeça e apoio para os pés.
A equipe da Semtel leva o equipamento até a pessoa e vai buscar após o período determinado. Na entrega, o técnico explica o funcionamento e, caso seja necessário, faz a demonstração no primeiro banho de mar assistido. O solicitante também pode transportar a cadeira para cidades circunvizinhas, mas a devolução deve ser realizada em Maceió, no mesmo dia e local acertado na entrega.
Para o secretário Jair Galvão, o empréstimo das cadeiras anfíbias contribui com o avanço na retomada da atividade turística e é uma forma das pessoas aproveitarem os atrativos naturais do destino.
“O banho de mar assistido com as cadeiras anfíbias é um dos diferenciais que as pessoas com deficiência podem encontrar em Maceió. Um elemento que favorece a qualidade de vida, a inclusão social, o desenvolvimento do setor turístico e a competitividade do destino nesse período de retomada”, disse ele.
Veja mais notícias da região no G1 Alagoas