Prefeitura de Maceió disponibiliza protocolos de segurança para práticas esportivas
Site reúne os protocolos sanitários para modalidades coletivas. Prefeitura de Maceió lança plataforma com protocolos para retomada esportiva
Ascom Semtel
A Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel) disponibilizou, nesta segunda-feira (26), os protocolos sanitários para a prática de modalidades esportivas coletivas, inclusive as que tenham contato físico direto. As informações estão disponíveis para download e vão desde recomendações gerais a regras para cada tipo de esporte
Os esportes coletivos foram liberados no mesmo decreto estadual que autorizou a retomada das aulas para adultos. Dois dias depois, um decreto municipal também liberou as atividades em Maceió.
A lista de protocolos foi elaborada em parceria com as federações, associações e entidades esportivas locais levando em consideração as especificidades de cada modalidade. Especialistas na área sanitária também foram ouvidos.
“Desde o início da pandemia, a Semtel veio construindo todo esse processo com algumas federações que nos procuraram. A gente abriu um diálogo amplo com a participação do Conselho Municipal de Esporte e Lazer (Cmel) e, em conjunto com eles, entendemos que os protocolos seriam definidos pelas próprias federações, já que elas têm maior domínio sobre suas atividades e, dentro de um padrão mínimo, pudessem elaborar esses documentos, seguindo as normas para a retomada segura”, disse o secretário-adjunto de Esporte, Lucas Romariz.
As caminhadas, corridas e ciclismo, que já haviam sido liberados anteriormente de maneira individualizada, agora podem acontecer em grupos, mas seguindo todos os protocolos sanitários, como distanciamento social e o uso obrigatório da máscara.
Todas as atividades serão monitoradas pelos órgãos fiscalizadores e pela Prefeitura de Maceió, que está vigilante à situação epidemiológica na capital e pronta para tomar novas medidas caso seja necessário.
As federações que ainda não disponibilizaram seus protocolos podem encaminhar os documentos para o e-mail [email protected].
Veja os vídeos mais recentes do G1 AL
Veja mais notícias da região no G1 Alagoas