Por causa da pandemia, número de mesários voluntários cai esse ano em Alagoas


Segundo o TRT-AL, são necessários pelo menos 23 mil mesários nas eleições municipais de novembro, mas até agora apenas 3 mil se inscreveram. Número de voluntários para trabalho de mesário caiu em AL em 2020
Érico Andrade/G1
A
As eleições municipais acontecem no mês de novembro, e a participação dos mesários é fundamental. Mas em Alagoas, o número de voluntários ainda está muito baixo.
Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL), até o dia 12 de agosto, apenas 2.437 pessoas se inscreveram para função esse ano, 502 a menos comparado com essa mesma época do ano nas eleições de 2018. Em Alagoas, são necessários aproximadamente 23 mil mesários.
No Brasil, a expectativa é que 2 milhões de mesários trabalhem nas eleições municipais. Desses, cerca de 30% deve ser de voluntários.
Campanha
Para atrair mais voluntários nas eleições de novembro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) vão lançar nesta sexta-feira (14) uma campanha para incentivar a participação dos voluntários.
TSE lança campanha para conseguir voluntários para trabalhar nas eleições municipais
Na campanha nacional, por vídeos, o médico Dráuzio Varela explica que os cuidados vão ser tomados para evitar o contágio pela Covid-19 e garantir a segurança dos mesários.
Em Alagoas, o TRE vai apresentar uma série de depoimentos de pessoas que já trabalharam como mesários voluntariamente em eleições anteriores. A campanha estadual vai destacar os benefícios para os universitários que participam da eleição.
Pandemia e eleições
As eleições municipais, que deveriam ter ocorrido em outubro, passaram para novembro por causa da pandemia do coronavírus. Nessas eleições, muita coisa vai mudar para quem vai trabalhar como mesário e para quem vai votar.
A Justiça Eleitoral, por exemplo, não vai convocar pessoas que estejam no grupo de risco ou que tenham mais de 60 anos. O treinamento dos mesários vai ser pela internet, na hora do voto não haverá identificação pela digital, vai ser disponibilizado álcool em gel para mesários eleitores e fitas no chão vão sinalizar o distanciamento necessário.
álcool em gel para mesários e eleitores;
canetas higienizadas;
sinais no chão para demarcar o distanciamento;
equipamentos de segurança para os mesários;
bandeja para o eleitor apresentar o documento sem encostar em nada.
Como se tornar um voluntário?
Quem quiser ser um mesário voluntário basta se inscrever no site do TRE-AL ou pelo aplicativo e-Título. Vale lembrar que é preciso ter mais de 18 anos para se voluntariar.
TSE convoca voluntários para trabalhar nas eleições