Poeta Hugo Novaes homenageia o Pinheiro, bairro de Maceió afetado por rachaduras no solo

Vídeo divulgado no Instagram faz parte de um projeto sobre a memória dos principais bairros da cidade. Milhares de famílias foram retiradas do Pinheiro, em Maceió, por causa dos riscos provocados pelas rachaduras no solo, resultado da extração de sal-gema
Marco Antônio/Secom Maceió
A tragédia no Pinheiro, um dos bairros de Maceió afetados pelas rachaduras no solo, resultado de décadas de mineração, virou tema de um dos poemas do alagoano Hugo Novaes. Em um vídeo publicado no seu perfil no Instagram, ele resgata a memória do bairro que foi evacuado por causa dos riscos de desabamento dos imóveis.
O vídeo faz parte do projeto “Bairros de Maceió”, em que ele propõe uma reflexão sobre a realidade da cidade. Segundo Novaes, não foi fácil escrever a homenagem sobre um bairro com uma “história muito forte”.
“É uma tentativa de confortar o coração dos moradores, fazendo com que eles se lembrem dos bons momentos vividos por centenas de famílias por lá”, afirmou.
Initial plugin text
E a mensagem chegou às pessoas que viveram no Pinheiro. Moradores comentaram na rede social que se emocionaram com a publicação. “Vi a história da minha vida nesse poema”, disse um internauta.
Para a jornalista e especialista em Gestão Cultural, Marta Moura, a iniciativa de Novaes provoca uma reflexão de forma leve e poética, além de enaltecer o orgulho de ser maceioense.
“Os poemas como um meio literário podem ser disseminados rapidamente atraindo olhares de todos os públicos e agradando-os. Eles podem inspirar projetos que materializem ainda mais a história dos bairros, seja através da fotografia, pintura, dança, arte em geral”, avaliou Marta.
Poeta Hugo Novaes faz homenagem a bairro afetado por rachaduras em Maceió
Arquivo pessoal
Veja mais notícias da região no G1 Alagoas