Placenta é encontrada dentro de vaso sanitário da UPA do Benedito Bentes, em Maceió

Partes de placenta foram encontradas dentro de um vaso sanitário da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Benedito Bentes, em Maceió. O caso foi registrado na segunda-feira (16).

De acordo com a assessoria da unidade de saúde, o material biológico estava dentro do vaso sanitário da ala amarela. A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros foram acionados para o local.

Os bombeiros retiraram o vaso para saber se havia algum feto no encanamento, o que não foi encontrado. Segundo os bombeiros, havia no local apenas papel higiênico acumulado, obstruindo o encanamento.

A unidade disse ainda que nenhuma gestante ou caso de aborto foi registrado no dia do ocorrido e que não tem ideia do paradeiro da mãe. Disse ainda que colabora com a polícia na tentativa de identificá-la. A unidade esclarece que não sabe se a mulher sofreu o aborto na UPA ou se já foi para a unidade em trabalho final de aborto

Os policiais do 5º Batalhão estiveram na Central de Flagrantes I, onde foi registrado o Boletim de Ocorrência (BO) sobre o caso. “O BO foi registrado na Central, mas ainda não recebemos nada para começar uma investigação”, disse a delegada Maria Teresa do 8º Distrito Policial.

O Conselho Tutelar da região disse que não foi acionado.

Por meio de nota, a Perícia Oficial do Estado de Alagoas informou que uma equipe foi enviada ao local após o chamado, mas que, quando chegou na UPA, o banheiro já havia sido higienizado, prejudicando o exame pericial.

“A placenta então foi recolhida e encaminhada para o IML, onde será examinada e custodiada para posterior extração de material biológico que deverá ser utilizado para realização do exame de DNA quando for apresentada uma possível suspeita de ser a responsável pelo descarte da placenta”, diz trecho da nota da Perícia.