Piscinas naturais da Pajuçara, em Maceió, recebem novas boias de sinalização e equipamentos de proteção ao meio ambiente
Além das boias, que são úteis na segurança das pessoas e embarcações, equipes do IMA-AL reposicionaram as estruturas de concreto para amarração das jangadas e cabos. IMA-AL coloca novas boias de segurança nas Piscinas natuais da Pajuçara, em Maceió
Ascom/ IMA-AL
O Gerenciamento Costeiro (Gerco) do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA-AL) reforçou a sinalização nas Piscinas naturais da Pajuçara, limitando o espaço de fundeio das jangadas para que não prejudiquem os recifes de corais do local. O trabalho foi feito nesta segunda-feira (21) em parceria com a Colônia Z1.
Novas boias foram colocadas. Elas demarcam os locais sendo úteis na segurança das pessoas e das embarcações. As equipes do IMA-AL também reposicionaram os cabos onde as boias ficam presas.
Além disso, as estruturas de concreto que servem para a amarração das jangadas, chamadas de poitas, foram realocadas. Cada uma pesa cerca de 300kg e servem para que as âncoras das jangadas não danifiquem os corais.
A Lei de Crimes Ambientais não permite o lançamento de âncoras sobre os bancos de recifes de corais. Isso pode causar danos ao ambiente marinho.
O Coordenador do Gerco, Ricardo César, disse que a ação é necessária e será contínua.
“Vamos continuar essa ação em conjunto com a Colônia Z1, ainda existe a necessidade de mais colocações de cabos novos. Há anos realizamos o ordenamento do uso das piscinas naturais para atendermos a Lei de Crimes Ambientais”, afirmou o coordenador.
Além de instalar e monitorar esses materiais, o IMA-AL promove também a educação ambiental para sensibilizar a população sobre essas práticas, garantindo assim as visitações conscientes no local.
IMA-AL reforça sinalização nas Piscinas naturais da Pajuçara, em Maceió
Ascom/ IMA-AL
Confira os vídeos mais recentes do G1 AL
Veja maisn
Veja mais notícias da região no G1 Alagoas