Petrobras anuncia contrato para compartilhar infraestruturas de escoamento de gás


Acordo será assinado com Petrogal Brasil, Repsol Sinopec Brasil e Shell Brasil, sócios da estatal em gasodutos do pré-sal da Bacia de Santos. Prédio da Petrobras no Rio de Janeiro
Sergio Moraes/Reuters
A Petrobras informou que anunciará nesta quarta-feira (30) assinatura junto a Petrogal Brasil, Repsol Sinopec Brasil e Shell Brasil de contratos de compartilhamento de infraestruturas de escoamento e processamento de gás natural.
As empresas, que são sócias em gasodutos offshore do pré-sal da Bacia de Santos, formalizarão o acordo em evento virtual com a presença de executivos, incluindo o presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, e o CEO global da Shell, Ben van Beurden.
“Os contratos preveem a interligação física e compartilhamento das capacidades de escoamento nas rotas 1, 2 e 3 (a última de propriedade da Petrobras e em fase de construção), dando origem ao Sistema Integrado de Escoamento de gás natural (SIE)”, disse a Petrobras no comunicado.
“Com assinatura destes contratos, as empresas poderão escoar o gás produzido nos campos do pré-sal da Bacia de Santos por qualquer uma das rotas de exportação e processá-lo nas plantas de propriedade da Petrobras”, informou a estatal.
No futuro, outras empresas produtoras de gás natural ainda poderão aderir aos contratos vigentes, desde que haja capacidade de escoamento disponível, acrescentou a estatal.
Além do SIE, também estão previstos contratos para constituição de um sistema integrado de processamento de gás natural, que contemplam acesso das empresas a unidades de processamento da Petrobras em Caraguatatuba (São Paulo) e Cabiúnas e Itaboraí (em construção), no Rio de Janeiro, ainda segundo o comunicado.
Vídeos: veja últimas notícias de Economia