Pelo menos 5 pessoas morrem em incêndios florestais na Califórnia

Incêndios florestais causados por mais de 10 mil raios que atingiram a Califórnia no último final de semana deixaram pelo menos 5 vítimas. Uma delas era um piloto de helicóptero de combate a incêndio, segundo a Associated Press, agência de notícias de Nova York. O fogo foi espalhado rapidamente e, por conta dos ventos e do clima quente no estado, que podem agravá-lo, o governador Gavin Newsom declarou situação de emergência na última terça-feira (18).

Aproximadamente 12 mil bombeiros foram convocados para combater o incêndio na Califórnia, que também conta com ajuda de outros estados dos país americano. “Estamos utilizando todos os recursos disponíveis para manter as comunidades seguras enquanto a Califórnia enfrenta incêndios em todo o estado em condições extremas”, diz Newsom. Ele afirma que há 20 grandes incêndios sendo controlados em todo o estado e que o mais grave acontece no norte da Califórnia.

Ao norte, o imenso conjunto de seis incêndios é atualmente o segundo maio da história da Califórnia. Queimou uma área equivalente a praticamente duas vezes o tamanho de Salvador. Dois trabalhadores de emergência e dois civis foram feridos. Pelo menos 480 edifícios foram destruídos e outros 125 danificados. Na noite de sexta-feira (21), o fogo estava 15% contido.

Mais embaixo, na área da baía, um incêndio, que começou na terça-feira de manhã, se expandiu chegando a atingir uma área pouco menor que o incêndio localizado ao norte. Ele está 10% contido e já se tornou o quarto maior da história do estado. Feriu pelo menos duas pessoas e gerou ordens de evacuação em quatro dos cinco condados afetados.

Ainda em agosto, nos condados de San Mateo e Santa Cruz, outro incêndio gerou ordens de evacuação para mais de 64 mil pessoas, feriu pelo menos três moradores e destruiu 50 estruturas. O incêndio se expandiu, atingindo uma área equivalente a aproximadamente ⅓ da capital baiana. O fogo está com contenção de 2%.

Dois outros incêndios ocupando três condados, cresceram rapidamente, atingindo uma área pouco menor que o incêndio em San Mateo e Santa Cruz. Destruiu 38 estruturas e feriu pelo menos quatro pessoas. Ocasionou a evacuação de cerca de 9 mil pessoas.

Especialistas em previsões do escritório do Serviço Nacional de Meteorologia da área da baía da Califórnia alertaram, em mensagem urgente sobre o clima na sexta-feira (21), que a situação pode piorar à medida que tempestades secas tragam mais raios e ventos neste fim de semana.