Pandemia do novo coronavírus faz cair procura pelo exame de mamografia em Maceió


Entre os meses de janeiro e agosto de 2020, 8.387 mulheres fizeram o exame pelo SUS na capital; a média anual passa de 31 mil. Prefeitura informa que não há fila e agendamento é imediato. Mamografia em Maceió pode ser agendada no mesmo dia que é feita a solitação pela usuária
Marco Antônio/ Secom Maceió
A pandemia do novo coronavírus provocou uma grande queda no número de exames de mamografia em Maceió. A informação foi divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) nesta segunda-feira (5).
Segundo o levantamento, entre os meses de janeiro e agosto de 2020, apenas 8.387 usuárias fizeram o agendamento e realizaram suas mamografias. A expectativa da secretaria era alcançar 31.654 mamografias durante todo o ano, o que corresponderia a 2.638 exames mensais.
A SMS informou ainda que não há fila para a realização das mamografias e que os exames são agendados no mesmo dia em que a usuária faz a solicitação. Entre os contratualizados para a realização das mamografias estão a Nova Imagem, Hospital Universitário, Hospital Ortopédico, Santa Casa de Misericórdia de Maceió e o PAM Salgadinho.
O exame de mamografia é uma das medidas de rastreamento que garantem a detecção precoce do câncer de mama. Mesmo mulheres que não apresentam sinais da doença, mas que têm entre 50 e 69 anos, devem realizar o exame anualmente. No caso de mulheres com histórico de familiares próximos com câncer de mama, o acompanhamento anual deve iniciar a partir dos 40 anos.
As mulheres que estão fora da faixa etária preconizada devem estar sempre atentas à saúde e aparência das mamas.
“A rotina de rastreamento preconizada para as mulheres fora da faixa etária é a realização anual do Exame Clínico das Mamas (ECM) e, nos casos alterados, a complementação com o exame mamográfico”, explica a enfermeira da Gerência de Atenção à Saúde da Mulher da SMS, Sayonara Ferreira.
Um diagnóstico realizado ainda nos primeiros sinais da doença aumenta as chances de cura da paciente.
Confira os vídeos mais recentes do G1 AL
Veja mais notícias da região no G1 Alagoas