Operação da PRF aborda mais de 1.500 veículos em Alagoas durante feriado da Independência


Em uma das abordagens, condutor de uma moto ofereceu dinheiro aos policiais. Ele foi preso por corrupção ativa. PRF fiscalizou 1.654 veículos e 1.489 pessoas em Alagoas durante Operação Independência 2020.
Ascom/ PRF-AL
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Alagoas divulgou, nesta terça-feira (8), o balanço da Operação Independência 2020, que foi encerrada às 23h59 da segunda (7). Durante quatro dias, a PRF fiscalizou 1.654 veículos e 1.489 pessoas. O objetivo era reduzir a gravidade de acidentes no trânsito durante o feriado prolongado e reforçar a segurança nas rodovias federais.
Em uma das ocorrências registradas o condutor não obedeceu à ordem de parada. Ele estava numa moto e tentou fugir durante a abordagem acelerando o veículo, mas a equipe conseguiu evitar a fuga e ele não soube dizer o motivo da desobediência.
Além de desobedecer à ordem de parada, o que classifica uma infração de trânsito, ele ofereceu R$50 para cada policial, o que configurou o crime de corrupção ativa. O condutor foi encaminhado para a Central de Flagrantes, em Maceió, para os procedimentos cabíveis. A ocorrência foi registrada às 16h45 de domingo (6) na BR-104, em Rio Largo.
Durante os quatro dias de operação foram registrados sete acidentes, três deles considerados graves. Dessas ocorrências, cinco pessoas ficaram feridas, com registro de uma morte.
Foram realizados 104 testes de alcoolemia, com um total de 4 autuações. As outras infrações mais observadas foram o não uso do capacete, do cinto de segurança e ultrapassagens indevidas, com totais de 30, 23 e 34 flagrantes, respectivamente.
No combate à criminalidade, sete pessoas foram detidas: uma por entregar direção de veículo automotor a pessoa não habilitada, uma por dirigir motocicleta sem capacete, pondo perigo a segurança alheia, uma por dirigir sem habilitação, gerando perigo de dano, uma por receptação culposa, uma por embriaguez ao volante, uma por corrupção ativa e duas por porte de drogas para consumo.
Em Alagoas, as equipes realizaram patrulhamento ostensivo principalmente em trechos das Brs 101, 104 e 316. Nesses locais houve reforço da fiscalização em pontos e horários estratégicos onde, de acordo com as estatísticas do órgão, há ocorrência de acidentes graves e criminalidade.
A PRF informou que não há dados comparativos com o mesmo período do ano anterior, porque em 2019 o Dia da Independência ocorreu durante o fim de semana e por isso, não houve operação de feriado prolongado.
.
Veja mais notícias da região no G1 Alagoas