Ocupação dos leitos de UTI para Covid-19 cai para 79% em Alagoas

Taxa vinha se mantendo acima de 83% desde a última quinta-feira. Alagoas registra taxa de ocupação de leitos de UTI para pacientes com Covid-19 abaixo de 80% pela primeira vez em cinco dias
Sesau/ Igor Nascimento
A taxa de ocupação dos leitos de UTI exclusivos para Covid-19 em Alagoas caiu para 79% nesta segunda-feira (15). É a primeira vez que esse índice fica abaixo de 80% nos últimos cinco dias. A ocupação de leitos em Alagoas é divulgada diariamente pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
Durante o mês de junho, o percentual de ocupação vem sofrendo variações para mais e para menos. O maior registro foi no último sábado (13), quando chegou a 86% após a terceira alta seguida. No dia seguinte, houve uma redução (83%) e nesta manhã, até as 11 horas, caiu ainda mais.
Alagoas conta, atualmente, com 1.085 leitos que estão à disposição da população nos seguintes municípios:
Maceió;
Arapiraca;
Coruripe;
São Miguel dos Campos;
Rio Largo;
Viçosa;
Maragogi;
Marechal Deodoro;
Palmeira dos Índios;
Penedo;
Delmiro Gouveia.
Deste total, 219 são de Unidade de Terapia Intensiva (UTI); 31 são intermediários e localizados nas UPAS; e 835 são leitos clínicos.
Maceió também registrou queda porém, ainda discreta. No último sábado o percentual era de 85%. Caiu para 82% no domingo e nesta segunda caiu de novo, para 81%. Apenas as cidades de São Miguel dos Campos e Palmeira dos Índios registraram alta máxima, com 100% de ocupação dos leitos de UTI.
Para tentar conter o avanço do contágio, o governo de Alagoas prorrogou as medidas de isolamento até o dia 22 de junho, quando deve começar um plano gradual de retomada do setor produtivo, conforme anunciou o governador Renan Filho. Já a prefeitura de Maceió prorrogou as medidas até o dia 24, mas flexibilizou as regras para ônibus e profissionais de educação física.
Initial plugin text