O Assunto #294: O ensino à distância no pós-pandemia


O MEC aprovou a manutenção de aulas não-presenciais até fim de 2021 e a junção deste e do próximo ano letivo. Mas a pandemia deixa sequelas também no sistema de ensino: entre elas, o agravamento da desigualdade. Você pode ouvir O Assunto no G1, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga O Assunto, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.
O MEC aprovou nesta semana a possibilidade de aulas não-presenciais até o fim de 2021, além de autorizar a junção de dois anos letivos – o atual e o próximo. A aprovação veio sete meses depois de as escolas de todo o país fecharem por causa da pandemia – e justamente no momento em que muitas capitais retomam as atividades presenciais. Neste episódio, Renata Lo Prete conversa com dois convidados: Claudia Costin e Luciano Meira. Claudia, diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da FGV, pontua erros e acertos e avalia as perdas para os alunos brasileiros nesses meses em que as aulas aconteceram apenas de maneira remota. Luciano, professor da Universidade Federal de Pernambuco e coordenador de Ciência e Inovação da Joy Street, responde se as aulas tradicionais estão ultrapassadas e se há espaço para falar em inovação em um país onde há predomínio de desigualdades, falta de infraestrutura e professores desvalorizados.
O que você precisa saber:
Conselho Nacional de Educação aprova juntar anos letivos de 2020 e 2021 e ensino remoto até fim do ano que vem
Saiba mais sobre o ano letivo unificado: avaliação em 2021 poderá indicar se aluno avança uma ou duas séries
Conselho do MEC recomenda uso de Facebook, Instagram e WhatsApp para estimular e orientar estudos
Estudo da UFSCar diz que 60% dos professores da rede pública estão inseguros com o ensino a distância
O podcast O Assunto é produzido por: Isabel Seta, Gessyca Rocha, Luiz Felipe Silva, Thiago Kaczuroski, Giovanni Reginato, Mônica Mariotti, Renata Bitar e Vitor Muniz. Apresentação: Renata Lo Prete

Comunicação/Globo
O que são podcasts?
Um podcast é como se fosse um programa de rádio, mas não é: em vez de ter uma hora certa para ir ao ar, pode ser ouvido quando e onde a gente quiser. E em vez de sintonizar numa estação de rádio, a gente acha na internet. De graça.
Dá para escutar num site, numa plataforma de música ou num aplicativo só de podcast no celular, para ir ouvindo quando a gente preferir: no trânsito, lavando louça, na praia, na academia…
Os podcasts podem ser temáticos, contar uma história única, trazer debates ou simplesmente conversas sobre os mais diversos assuntos. É possível ouvir episódios avulsos ou assinar um podcast – de graça – e, assim, ser avisado sempre que um novo episódio for publicado.