O Assunto #290: PIX, como isso afeta você, bancos e maquininhas
O novo sistema de pagamentos e transferências funcionará 24 horas por dia, todos os dias, será gratuito e irá completar transações em até 10 segundos. Bancos começam a cadastrar ‘chave PIX’ nesta segunda (5). Você pode ouvir O Assunto no G1, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga O Assunto, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.
Nesta segunda-feira, 5 de outubro, instituições financeiras começam a cadastrar as “chaves PIX”, em preparação para o novo sistema de pagamento e transferência de dinheiro, disponível para os brasileiros a partir de 16 de novembro. Mais rápido (transações efetuadas em até dez segundos, a qualquer hora e dia da semana), gratuito para pessoas físicas e, de acordo com o Banco Central, também mais seguro. Neste episódio, Renata Lo Prete conversa com Juliana Rosa, jornalista da GloboNews especializada na cobertura econômica. Ela explica como se cadastrar e que cuidados tomar ao aderir à nova modalidade de transferência de valores. Participa também Antônio Cerqueiro, sócio de uma consultoria que realizou estudo sobre o PIX. Ele conta como foi a implantação em outros países e avalia o impacto sobre os atuais DOC e TED.
O que você precisa saber:
PIX, novo sistema de pagamentos desenvolvido pelo BC, vai permitir transações instantâneas
Campos Neto: PIX é parte do sistema financeiro do futuro que culmina com moeda digital
Como novo meio de pagamento desafia indústria de cartões, maquininhas e grandes bancos
BC publica resolução que proíbe cobrar de pessoas físicas pelo uso do PIX
Bancos começam a cadastrar dados de clientes na segunda; saiba como aderir
Passo a passo: entenda o novo sistema de pagamentos
O podcast O Assunto é produzido por: Isabel Seta, Gessyca Rocha, Luiz Felipe Silva, Thiago Kaczuroski, Giovanni Reginato, Mônica Mariotti e Renata Bitar. Apresentação: Renata Lo Prete
Comunicação/Globo
O que são podcasts?
Um podcast é como se fosse um programa de rádio, mas não é: em vez de ter uma hora certa para ir ao ar, pode ser ouvido quando e onde a gente quiser. E em vez de sintonizar numa estação de rádio, a gente acha na internet. De graça.
Dá para escutar num site, numa plataforma de música ou num aplicativo só de podcast no celular, para ir ouvindo quando a gente preferir: no trânsito, lavando louça, na praia, na academia…
Os podcasts podem ser temáticos, contar uma história única, trazer debates ou simplesmente conversas sobre os mais diversos assuntos. É possível ouvir episódios avulsos ou assinar um podcast – de graça – e, assim, ser avisado sempre que um novo episódio for publicado.