Nova tentativa de reintroduzir ao mar baleia que encalhou na praia de Carro Quebrado, AL, será feita nesta tarde


Animal é da espécie Baleia-fin (Balaenopetera physalus), tem 13m de comprimento, está bastante debilitada e sendo medicada. Equipe de biólogos aguardam maré alta para retirá-la da areia. Equipes de biólogos continuam o trabalho para desencalhar baleia na praia de Carro Quebrado, na Barra de Santo Antônio, Alagoas
Equipes do Instituto Biota de Conservação de Alagoas e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) estão fazendo uma nova tentativa, nesta terça-feira (21), de reintroduzir ao mar a baleia viva que encalhou na praia de Carro Quebrado, na Barra de Santo Antônio.
De acordo com o Biota, o animal está encalhado em uma área de difícil acesso, pertence à espécie Baleia-fin (Balaenoptera physalus), tem 13m de comprimento, bastante debilitado, magro e com diversos ferimentos pelo corpo.
A baleia está encalhada desde a tarde de segunda (20). Ela foi encontrada por um vigilante de uma propriedade próximo à praia.
“[A baleia] não tem risco de morte porque o animal desse porte quando encalha geralmente é porque está muito debilitado. As escoriações geralmente são feitas quando o animal já está à deriva batendo nas rochas e posteriormente o encalhe [na praia]”, disse Bruno Stefanis, presidente do Instituto Biota.
Ainda segundo o Instituto, o fato de a maré estar secando torna ainda mais difícil o processo de resgate, que só será possível às 16h30, horário em que a maré estará mais alta e que será possível uma nova tentativa de reintrodução ao mar. Até lá, as equipes continuam medicando o animal e umedecendo ele para evitar a descamação de sua pele.
Equipe tenta manter baleia viva para tentar reintroduzi-la ao mar, na praia de Carro Quebrado, em Alagoas
Instituto Biota de Conservação
Veja mais notícias da região no G1 Alagoas