No 1º dia de reabertura, alagoanos voltam à orla, mas descumprem regras


Muitas pessoas não usavam máscaras, o que é obrigatório ao sair de casa, e se aglomeravam na areia. Pessoas caminham no 1º dia de reabertura da orla de Maceió
Walbert Hening/Arquivo pessoal
Depois de quase dois meses, a orla de Maceió está com o acesso às praias liberado. Logo no início da manhã desta sexta-feira (3), muitas pessoas faziam caminhada, corrida e andavam de bicicleta. A liberação ocorre no mesmo dia em que o comércio começa a reabertura gradativa dos serviços não essenciais.
Prefeitura de Maceió autoriza reabertura gradativa de serviços não essenciais
Muitas pessoas não usavam máscaras, o que é obrigatório ao sair de casa. “Eu estava bem ansioso para o retorno das atividades físicas na orla. Mas não consigo usar a máscara para a atividade física, por isso estou sem”, disse uma pessoa que corria na orla no início da manhã e prefere não ser identificada.
Próximo ao posto da Operação Policial Litorânea (Oplit), muita pessoas se aglomeravam na areia, o que também é proibido.
A liberação das atividades na orla, contudo, acontece ainda com algumas restrições para evitar aglomerações. Está liberada para atividades físicas individuais, caminhada, ciclismo, banho de mar, mas não serão permitidas cadeiras, guarda-sóis.
Os estacionamentos ao longo da orla também vão ser reabertos, mas não em sua totalidade.
Na quinta (2) o prefeito Rui Palmeira comentou sobre a reabertura durante entrevista à TV Gazeta e pediu que a população continue cumprindo as regras necessárias para evitar o contágio, mesmo com a reabertura da orla.
“Peço que as pessoas façam as coisas de forma consciente, não se aglomerem. Não dá para fiscalizar todo nosso trecho de orla o tempo todo, é preciso consciência do cidadão para que não vá à praia em turmas, para a gente não ter proliferação da doença”, disse o prefeito.
Segundo o novo decreto, continuam proibidas na orla até o dia 17 de julho as seguintes atividades:
Prática de atividades físicas ou esportivas coletivas.
Atividades físicas orientadas por professor de educação.
Consumo de bebidas alcoólicas, uso de barracas, guarda-sóis, mesas, cadeiras, esteiras, caixas térmicas e afins, seja no calçadão ou na faixa de areia.
Utilização de parques infantis, brinquedos, campos e quadras, aparelhos de ginástica, academias ar livre e demais equipamentos e mobiliários de uso coletivo.
Comércio ambulante e dos demais prestadores de serviço e permissionários.
Funcionamento de bares, restaurantes, barracas, quiosques, mixes e food trucks, ficando autorizado somente o serviço de delivery e a modalidade “Pegue e Leve”.
Pessoas não respeitam o distanciamento social no 1º dia de reabertura da orla de Maceió
Walbert Hening/Arquivo pessoal
Veja mais notícias da região no G1 Alagoas