Moradores de Girau do Ponciano, AL, falam sobre clima de medo durante troca de tiros
Cinco dos noves corpos foram identificados.
O clima de medo tomou conta do município de Girau do Ponciano, no Agreste de Alagoas, nesta segunda-feira (2). Moradores relataram que a troca de tiros entre criminosos e policiais durante a tentativa de explosão de uma agência bancária mudou a rotina da cidade. Nove suspeitos morreram.
Um vídeo feito por um morador mostra que a troca de tiros começou na madrugada. O morador acordou assustado e gravou as imagens.
A aposentada Maria Josefa dos Santos contou que poucas crianças foram à escola.
“Meu neto foi para a escola e disse, vó, na minha escola só tinha eu e mais dois amiguinhos”, disse a idosa.
O cabeleireiro José Aldo disse que os moradores ficaram assustados.
“Foi aquela troca de tiros intensa. Parecia até fogos de artifício. O pessoal amedrontado, assustado”, contou o morador de Girau do Ponciano.
Nove pessoas morreram e duas foram presas durante a ação da polícia. Dois deles faleceram na cidade e sete foram levado ao Hospital de Emergência Dr Daniel Houly, em Arapiraca, mas não resistiram aos ferimentos.
Até a noite desta segunda, cinco corpos haviam sido identificados e quatro permaneciam sem identificação:
- Thalyson Jeyns de Moura Severiano, 30
- Raphael Oliveira Silva, 35
- Bruno Santiago, 33
- João Paulo da Silva, 45,
- José Humberto Brasileiro, 43
O grupo estava sendo investigado pela Seção de Roubo a Bancos da Deic, comandada pelo delegado Cayo Rodrigues. De acordo com a polícia, as agências bancárias da cidade eram os alvos dos criminosos.
O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE) está investigando a ação policial.
“Se houve a instauração de algum inquérito em relação ao qual decorreu essa operação e as circunstâncias dessas mortes. Nós precisamos obter os respectivos relatórios, autos de resistência e outras informações. Nós temos total interesse em esclarecer em que circunstâncias essas mortes ocorreram”, explicou o promotor de Justiça de Girau do Ponciano, Rodrigo Soares.
Os detalhes da operação vão ser repassados em uma coletiva de imprensa na terça-feira (3).