Mapeamento busca identificar profissionais da cultura afetados pelo coronavírus em Maceió


Ação tem o objetivo de adotar políticas públicas para profissionais neste período de pandemia e conceder auxílio emergencial específico para a categoria. Mapeamento cultural da prefeitura de Maceió é feito para pessoas físicas e para pessoas jurídicas
Reprodução
A Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), inicia nesta terça-feira (2) um mapeamento de profissionais do setor cultural de Maceió, a fim de obter informações de quem são, de onde são e qual as suas áreas de atuação na cidade. O objetivo é adotar políticas públicas para esses profissionais no período de paralisação de atividades por causa do novo coronavírus.
De acordo com a FMAC, o mapeamento é uma antecipação de um dos requisitos para o recebimento dos recursos emergenciais do Governo Federal, pois, depois que o Projeto de Lei Emergencial da Cultura Aldir Blanc for aprovado pelo Senado, será realizado um levantamento dos profissionais a serem beneficiados.
Aprovado no dia 26 de maio pela Câmara dos Deputados, o projeto prevê o benefício do auxílio emergencial para quem sofreu os impactos provocados pela pandemia.
Segundo o diretor de Políticas Culturais da Fmac, Amaurício de Jesus, o Município de Maceió encontra-se apto, dentro dos parâmetros legais, a receber esses recursos, com todas as instruções previstas em lei constituídas, inclusive o Fundo Municipal de Cultura e seu Comitê de Gestão.
“Estamos fazendo o levantamento das necessidades emergenciais dos artistas e o mapeamento da nossa cultura para ter um olhar sobre quem são e quais os segmentos que têm um maior número de participantes e quais estão em situação de maior vulnerabilidade. O cadastramento é um instrumento orientador de reconhecimento e identificação desse público”, disse o diretor.
O mapeamento cultural está sendo realizado por meio de dois formulários eletrônicos, um para pessoas físicas e outro para pessoas jurídicas.
Veja mais notícias da região no G1 Alagoas