Manifestantes saem às ruas em Maceió para protestar a favor da democracia e contra o racismo


Protestos pacíficos aconteceram em dois momentos, um pela manhã na, Ponta Verde, e outro à tarde, no Farol. Manifestantes se concentraram na Praça do Centenário, no Farol, em Maceió, de onde saíram em caminhada
Alex Alves/TV Gazeta
Manifestantes saíram às ruas de Maceió neste domingo (7) para protestar em defesa da democracia no Brasil e contra o racismo e o fascismo. Um dos atos aconteceu pela manhã, na Ponta Verde, e o outro à tarde, no bairro do Farol.
Por volta das 10h, representantes de grupos de capoeira estiveram na Praça Milton Buarque Wanderley, que fica em frente ao Alagoinha, na Ponta Verde, onde tocaram berimbau e estenderam uma faixa com a frase “Capoeiristas contra o racismo”.
A manifestação durou uma hora. Os participantes usavam máscaras de proteção e mantiveram o distanciamento recomendado para evitar contágio pelo coronavírus.
Capoeiristas fazem ato em Maceió contra o racismo
Em uma nota assinada pelos grupos de capoeira que estiveram no local, os manifestantes disseram que “repudiam os ataques promovidos pelo Governo Federal e ao mesmo tempo denunciam o genocídio e as múltiplas formas de violência cotidiana à que a população negra está submetida em todo país”.
Horas depois, às 15h, um grupo de estudantes ligados a movimentos de classe se reuniu na Praça do Centenário, de onde saíram em caminhada. Também usando máscaras de proteção, eles levavam faixas pedindo a saída do presidente Jair Bolsonaro e exibiam cartazes com frases antirracismo e “vidas negras importam”, lema repetido em diversos países nos atos contra o racismo.
O trânsito ficou parcialmente interditado enquanto os manifestantes ocupavam a pista. O protesto durou cerca de duas horas. Embora tenha havido aglomeração, contrariando o decreto estadual que determina regras de prevenção ao coronavírus, houve distribuição de álcool gel para higienização das mãos.
Capoeiristas se reuniram para tocar berimbau em ato contra o racismo, em Maceió
Arquivo pessoal
Caminhada pelas ruas de Maceió deixou trânsito temporariamente interditado no bairro do Farol
Alex Alves/TV Gazeta
Veja mais notícias da região no G1 Alagoas