Lanzador – O primeiro carro totalmente elétrico da Lamborghini
A Lamborghini revelou o conceito do Lanzador, seu primeiro modelo totalmente elétrico, durante a Monterey Car Week deste ano.
Previsto para ser lançado em 2028, o Lamborghini Lanzador é um GT de quatro lugares com elevada altura do solo, que parece ter saído diretamente de um filme de ficção científica futurista.
Este carro elétrico da Lamborghini possui uma bateria de longo alcance de última geração, capaz de gerar mais de um megawatt de potência máxima.
O Lanzador, com tração integral, transmite essa potência eletrizante para a estrada por meio de motores elétricos em cada eixo, garantindo uma condução totalmente elétrica em todas as condições.
A fim de avançar nas ambições climáticas da empresa, o Lanzador é fabricado com materiais sustentáveis que mantêm a qualidade luxuosa, característica da montadora italiana, ao mesmo tempo que minimizam seu impacto ambiental.
Stephan Winkelmann, Presidente e CEO da Automobili Lamborghini, comentou: “O conceito do Lanzador entrega cada um dos elementos que devem definir o primeiro Lamborghini totalmente elétrico.
“Foi importante revelar a primeira visão do quarto modelo no evento The Quail, para compartilhar um vislumbre do futuro enquanto estamos cercados pelos atuais modelos Lamborghini que representam 60 anos do DNA da empresa.”
Sob o capô do primeiro carro elétrico da Lamborghini O Lanzador encapsula a filosofia ‘Direzione Cor Tauri’ da Lamborghini e o roteiro em direção ao zero líquido de emissões anunciado em 2021.
Com sede em Sant’Agata Bolognese, as operações da Lamborghini foram certificadas como neutras em carbono desde 2015, e a empresa planeja reduzir ainda mais suas emissões a partir de 2025.
A Lamborghini pretende eletrificar totalmente sua linha de veículos até o final de 2024, investindo mais de €1,9 bilhões no projeto para capturar o crescente mercado de veículos elétricos. O primeiro carro elétrico da Lamborghini representa um marco significativo para alcançar esses objetivos.
O Lanzador oferece não apenas uma potência incomparável com emissão zero, mas também um sistema de vetorização de torque ativo no eixo traseiro para curvas otimizadas e um hardware líder na indústria.
A Lamborghini afirma que não há compromissos em termos de potência, prazer de condução e desempenho no Lanzador.
Rouven Mohr, Diretor Técnico da Lamborghini, explicou: “Para nós, eletrificação não significa uma restrição, mas uma oportunidade inteligente de desenvolver mais desempenho e dirigibilidade.”
Os principais recursos do Lanzador incluem:
- Controle dinâmico de condução;
- Aerodinâmica ativa;
- Suspensão ativa;
- Distribuição precisa de torque; e
- Controle de velocidade das rodas.
Mohr acrescentou: “A combinação desses sistemas eleva o comportamento de condução do carro-conceito a um novo nível, em comparação com um superesportivo com motor a combustão: é um Ultra GT elétrico e superinteligente.
“Com os modos de condução recém-desenvolvidos e altamente integrados, incluindo controles ativos, a Lamborghini aumenta o prazer de condução e o desempenho, além de melhorar a segurança e o feedback para o piloto.”
Materiais sustentáveis reforçam os esforços de descarbonização da Lamborghini Composto por uma variedade de materiais sustentáveis, o interior do Lanzador captura a atmosfera marcante e de alto padrão que define a marca de carros de luxo, sem usar recursos finitos e prejudiciais ao meio ambiente.
Desde a lã Merino que reveste o painel, os assentos e os painéis das portas, até o nylon e plásticos reciclados que compõem os assentos, quase todos os materiais utilizados no carro são fabricados na Itália.
Os materiais sustentáveis utilizados no carro elétrico da Lamborghini incluem:
- Couro curtido de forma sustentável;
- Lã Merino 100%;
- Carbono regenerado;
- Espuma impressa em 3D; e
- Fibra sintética de plástico reciclado.
As versões de produção do Lanzador serão apresentadas em 2028.