Justiça do Trabalho interdita frigorífico com surto de coronavírus em Caxias do Sul


Todas as atividades produtivas da empresa estão suspensas por 14 dias. Em nota, a JBS afirmou que não comenta processos judiciais em andamento. O surto de coronavírus no frigorífico da JBS foi confirmado pela prefeitura de Caxias do Sul
Reprodução/RBSTV
A Justiça atendeu a pedido de ação civil pública do Ministério Público do Trabalho (MPT) e determinou na noite da sexta-feira (5), a interdição de frigorífico com surto de coronavírus em Caxias do Sul, na serra gaúcha.
O G1 entrou em contato com a JBS, empresa responsável pelo local, que afirmou não comentar processos judiciais em andamento (leia nota completa abaixo).
Segundo decisão do juiz Marcelo Silva Porto, da 6º Vara de Trabalho de Caxias do Sul, da Justiça do Trabalho, a unidade deve suspender as atividades produtivas pelos próximos 14 dias.
No começo desta semana, eram 22 funcionários contaminados pela doença no frigorífico que fica no distrito de Ana Rech. Na quarta-feira (3), o MPT apresentou à Justiça o pedido de fechamento do local.
A decisão judicial ainda determina que todos os funcionários e terceirizados que façam parte do grupo de risco sejam imediatamente afastados e os colaboradores devem ser testados.
Uma inspeção na unidade está marcada para a próxima quarta-feira (10). O objetivo do trabalho, segundo documento da decisão judicial, é “a verificação das alterações promovidas pela empresa na planta industrial de Ana Rech, devendo ser apresentado relatório, pelo Expert, em até 36h, inclusive e mediante registros fotográficos”.
MPT pede à justiça o fechamento de frigorífico de Caxias do Sul devido ao coronavírus
Nota da JBS
A JBS não comenta processos judiciais em andamento.
A empresa reitera que tem como objetivo prioritário a saúde de seus colaboradores e ressalta que desde o início da pandemia tem adotado um rígido protocolo de prevenção contra a Covid-19 na sua unidade de Ana Rech (RS) e em todas as suas plantas no Brasil, conforme as orientações dos órgãos de saúde e protocolo do Ministério da Saúde, Economia e Agricultura. A JBS também segue as orientações do Hospital Albert Einstein e especialistas médicos contratados pela Companhia para apoiar na implantação rigorosa de medidas para a proteção de seus colaboradores.
Entre as ações adotadas pela Companhia, estão:
afastamento de pessoas que fazem parte do grupo de risco como maiores de 60 anos, gestantes e todos os que tiveram recomendação médica;
ampliação da frota de transporte;
desinfecção diária das unidades;
medição de temperatura de todos antes do acesso às fábricas;
vacinação contra gripe H1N1 para 100% dos colaboradores;
ações de distanciamento social;
forte comunicação de prevenção e cuidados, entre outras.
Coronavírus em frigoríficos
Num levantamento feito Ministério Público do Trabalho (MPT), 3.201 trabalhadores de frigoríficos no Rio Grande do Sul testaram positivo novo coronavírus. Esse número corresponde a 34,63% do total de casos divulgados pela Secretaria da Saúde do Estado até a noite da terça-feira (2).
Segundo a promotora Priscila Dibi Schvarcz, as empresas têm feito testagens em massa. “O Ministério Público do Trabalho vem atuando fortemente no setor”, pontua Priscila.
A Covid-19 já atinge 65% das cidades do Rio Grande do Sul. De acordo com o último boletim da Secretaria Estadual de Saúde, divulgado na sexta (5), são 276 mortes e mais de 11,5 mil casos
Entenda algumas das expressões mais usadas na pandemia do covid-19
Coronavírus: infográfico mostra principais sintomas da doença
Foto: Infografia/G1