INSS antecipa pagamento de 876 mil beneficiários de auxílio doença durante pandemia


Autarquia também adiantou transferência para 186 mil pessoas cadastradas no BPC (Benefício de Prestação Continuada). Pedestre passa diante de agência do INSS em Brasília
Mateus Bonomi/Agif/Estadão Conteúdo
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) antecipou o pagamento de 876 mil auxílios doença e de 186 mil cadastrados no BPC (Benefício de Prestação Continuada) durante os meses em que as agências ficaram fechadas por conta da pandemia, informou a autarquia nesta sexta-feira (11).
De acordo com Leonardo Rolim, presidente do INSS, a fila para atendimento “em eigência”, que depende de documentos adicionais, chegou 906 mil por conta do fechamento de agências, já que os beneficiários não puderam apresentar comprovantes aos peritos.
A lista “sem exigência” (em análise), por sua vez, está em 758 mil. Em janeiro do ano passado, esse número chegou em 1,6 milhão.
Postos do INSS começam a reabrir na segunda (14)
“Agora as pessoas poderão fazer o atendimento presencial e cumprir requerimento na agência. Só pedimos para não agenderem serviços que podem ser realizados remotamente”, reforçou, em coletiva para anúncio da retomada dos atendimentos presenciais.
Em um primeiro momento, o atendimento será retomado ‘pouco mais de 500’ das 1,5 mil agências do país. O instituto optou por reabrir as maiores agências, que respondem por cerca de 70% da demanda. O horário de funcionamento será das 7h às 13h.
Clique aqui para acessar o Meu INSS pelo site
Clique aqui para baixar o aplicativo para celulares Android
Clique aqui para baixar o aplicativo para celulares iOS (Apple)
Só será atendido quem agendar antes o atendimento. O objetivo é evitar aglomerações dentro e fora das agências. O agendamento deve ser feito pelo Meu INSS ou pelo telefone 135. O INSS também pede que os segurados não cheguem com muita antecipação ao horário marcado, para evitar aglomerações.
Ao realizar o agendamento, o segurado será orientado em relação à agência onde será atendido.
Quem for às agências deverá usar máscaras e será terá sua temperatura medida antes de entrar no local.