Indicador de atividade econômica da FGV mostra alta de 2,8% em julho ante junho


No trimestre móvel terminado em julho, indicador aponta retração de 4,3% em comparação ao período encerrado em abril. O Indicador de Atividade Econômica (IAE), calculado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), aponta crescimento de 2,8% da economia em julho, em comparação a junho, e retração de 4,3% no trimestre móvel terminado em julho, em comparação ao trimestre encerrado em abril. Ambas as taxas foram calculadas na série com ajuste sazonal.
Indicador de atividade econômica
Economia G1
Na comparação interanual foi registrada retração de 6,3% da atividade econômica em julho e recuo de 9,0% no trimestre móvel encerrado em julho. Em nota, a FGV ressaltou que, “apesar de serem resultados muito negativos, são melhores do que as variações observadas em junho”. Com esses resultados, a taxa acumulada em 12 meses até julho foi de -2,8% e o acumulado no ano até julho é de -5,8%.
O IAE-FGV é um indicador que antecipa a tendência da economia brasileira a partir da divulgação de três versões com base na divulgação das principais pesquisas mensais de atividade divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
As principais informações para a atualização do indicador são: Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF); Pesquisa Mensal de Comércio (PMC); e Pesquisa Mensal de Serviços (PMS). As informações do indicador foram adaptadas para a pandemia com observância de alguns preceitos formulados pelo IBGE na divulgação das Contas Nacionais Trimestrais do segundo trimestre.
Assista as últimas notícias de economia