Inaugurada, Unidade Básica de Saúde de Pirajá atenderá até 500 pessoas por dia

Serão até 500 atendimentos por dia

Uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) foi inaugurada em Salvador nesta quarta-feira (9). O posto fica em Pirajá e é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura –  o primeiro construiu e o segundo vai operar o espaço. A capacidade é para 500 atendimentos por dia, e o investimento foi de R$ 4,4 milhões, financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento.

Unidade é fruto de uma parceria entre governo e município (Foto: Valter Pontes/ Secom)

A unidade fica na Rua Elísio Mesquita e foi entregue oficialmente em um evento conjunto entre o governador Rui Costa e o prefeito ACM Neto. O governador disse que a construção do espaço vai ajudar a reforçar a atenção básica no bairro, destacou outros equipamentos entregues na região, e a inauguração de uma Academia de Saúde instalada ao lado da UBS.

“Estamos entregando mais uma Unidade Básica de Saúde e uma academia de saúde. Na semana passada, estivemos em Pirajá para entregar a unidade de emergência pediátrica. Nós transformamos, inicialmente, a unidade mista que existia no bairro em unidade exclusiva de emergência. Agora, estamos entregando mais essa UBS. Isso faz parte de um planejamento para reforçar a atenção básica na Região Metropolitana”, contou.

Acadêmia de saúde entregue junto com a UBS (Foto: Mateus Pereira/ GOVBA)

Segundo o governo, as UBSs atendem até 80% dos problemas de saúde da população, sem que haja a necessidade de encaminhamento para outros serviços, como emergências e hospitais. A estrutura de Pirajá vai oferecer atendimentos básicos em pediatria, ginecologia, clínica geral, enfermagem e odontologia.

Além desta unidade em Pirajá, o governo do estado entregou UBSs em Itapuã, Imbuí, San Martin e Cajazeiras. Na capital, foi entregue também um Centro de Atenção Psicossocial, no Bairro de Armação. Dentro dos próximos seis meses serão inauguradas também duas policlínicas, uma no Bairro de Escada e outra em Narandiba.

São três equipes de saúde da família e três de saúde bucal (Foto: Mateus Pereira/ GOVBA)

Atendimentos
Os principais serviços oferecidos são consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica.

A administração está sob a responsabilidade da Secretaria da Saúde de Salvador. O prefeito ACM Neto contou que três equipes de saúde da família e três equipes de saúde bucal vão atuar na unidade.

“A gente espera que quase 500 pessoas sejam assistidas nessa unidade de saúde. A parceria firmada entre a Prefeitura de Salvador e o Governo do Estado permitiu a entrega de seis unidades básicas de saúde, apenas esse ano, e somadas as unidades entregues pela prefeitura, chegamos a 15ª unidade entregue em menos de seis meses. Sem dúvida, o ano de 2020 está marcado como o ano de maior extensão na atenção básica na capital”, disse.  

Ele destacou a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Santo Inácio/ Pirajá entregue na atual gestão como um dos exemplos de investimento na atenção básica no bairro. Na nova unidade entregue nesta quarta-feira serão ofertados serviços considerando as áreas prioritárias da Atenção Primária à Saúde nos programas de pré-natal, hipertensão, diabetes, controle da tuberculose, hanseníase e doença falciforme. 

Além disso, o espaço tem serviços complementares como curativo, coleta de material para exames laboratoriais, vacinação, realização de visita domiciliar, marcação de consulta para outras especialidades e outros exames ofertados, dispensação de medicamentos, confecção do cartão SUS (2ª via), acompanhamento das condicionalidades do programa Bolsa Família e acolhimento com classificação de risco.

Em dezembro de 2012, a cobertura da Atenção Primária à Saúde no Distrito Sanitário de Pirajá era de 13,8% e, em setembro de 2020, alcançou 78,1%, um incremento de aproximadamente 466,2% na atual gestão municipal.