Igrejas reabrem para missas com a presença de fiéis em Maceió e região a partir deste sábado

Decisão vale a partir deste sábado para as igrejas ligadas à Arquidiocese de Maceió. No interior, igrejas ligadas à Diocese de Palmeira dos Índios continuam fechadas. Igrejas católicas reabrem neste sábado (15)
As igrejas católicas que fazem parte da Arquidiocese de Maceió reabrem neste sábado (15) para realização de missas com a presença de fiéis, mas com capacidade reduzida. Há cerca de 4 meses isso não acontece, devido às regras de prevenção ao contágio do novo coronavírus.
De acordo com as regras do distanciamento social controlado do governo do estado, igrejas e templos religiosos da capital já tinham autorização para reabrir desde julho. Porém, para que fosse criado um protocolo sanitário específico, discutido por padres e médicos infectologistas, a Arquidiocese decidiu aguardar um pouco mais para reabrir as igrejas católicas.
Confira aqui as orientações para reabertura das igrejas
Como Maceió ainda está na fase amarela neste fim de semana, as igrejas poderão abrir com apenas 50% da capacidade. Mas a partir de segunda (17), com na fase azul do distanciamento social controlado, a capacidade aumenta para 75%.
As igrejas localizadas no interior seguem outras regras. Os municípios que estão na fase amarela e fazem parte da Arquidiocese de Maceió só poderão abrir com 50% da capacidade. Já as igrejas que fazem parte da Diocese de Palmeira dos Índios vão permanecer fechadas.
As que são ligadas à Diocese de Penedo já estavam reabertas desde o dia 8 de agosto, com 30% de capacidade. Porém, com o avanço da região para a fase amarela, essa capacidade vai ser ampliada para 50%.
A principal regra da reabertura é o uso obrigatório de máscara de proteção facial, além do distanciamento de 1,5 m entre uma pessoa e outra. Em algumas paróquias vai ser necessário fazer um agendamento para poder acompanhar a celebração de forma presencial.
Veja abaixo outras orientações para a reabertura das igrejas:
Portas e janelas abertas, ventiladores desligados
Os lugares de assento serão sinalizados
Proibido o acesso de pessoas com sintomas gripais ou com temperatura acima dos 37,5º
Pessoas do grupo de risco, com comorbidades e crianças menores de 12 anos devem ficar em casa, as missas serão transmitidas online
As pessoas devem passar com os pés em um tapete sanitizante que estará na entrada de cada templo
Igrejas católicas voltam a realizar missas presenciais em Maceió
O padre Rodrigo Rios, pároco da igreja Nossa Senhora Aparecida, em Maceió, informou que as igrejas estão seguindo o protocolo da Arquidiocese de Maceió.
“Nós vamos fazer a reabertura seguindo um protocolo de medidas proposto pela Arquidiocese de Maceió, que feito com os padres e vários profissionais de saúde, inclusive médicos infectologistas. Dentro desse protocolo são muitas das medidas, então vamos tentar ao máximo segui-las para proporcionar um ambiente seguro. Nós queremos prezar pela segurança e vamos respeitar distância de 1,5 entre um fiel e outro. Vamos ficar na capacidade de 50% do templo. Para isso, o fiel então precisa fazer um agendamento, isso varia de paróquia para paróquia”, disse o padre.
Ele conta que na igreja que ele administra o agendamento vai funcionar por meio de um link em que o fiel poderá adquirir um bilhete para preencher seus dados, logo em seguida o fiel receberá um QR Code, e apenas com esse código ele poderá entrar na igreja.
“Com isso, ele [o fiel] vai poder entrar na igreja. Assim, a gente vai conseguir dar essa segurança da quantidade e da capacidade que deve ser respeitada em cada templo”, concluiu o padre.
Initial plugin text