IBGE foca análise dos impactos da pandemia do coronavírus nas empresas brasileiras

Pesquisa inédita vai acompanhar efeitos da pandemia nos nos setores da indústria, construção, comércio e serviços. Resultados serão divulgados quinzenalmente. Para avaliar o impacto da pandemia do coronavírus nas empresas brasileiras, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai monitorar cerca de 2 mil instituições dos mais diversos setores da economia. A pesquisa experimental foi anunciada na manhã desta quinta-feira (9) e os primeiros resultados serão divulgados no dia 16 de junho.
Batizada “Pesquisa Pulso-Empresa: Impacto da Covid-19 nas Empresas”, ela é realizada por telefone com empresas da indústria, construção, comércio e serviços. Os resultados serão divulgados quinzenalmente.
O levantamento começou a ser feito no dia 15 de junho. A primeira divulgação trará comparações entre a primeira quinzena de junho e o período anterior ao início da pandemia, em 11 de março. As demais trarão comparações com a quinzena imediatamente anterior.
De acordo com o IBGE, a pesquisa apresentará dados sobre o grau de intensidade do impacto da pandemia sobre o comportamento das vendas e as condições de fabricação ou atendimento das empresas aos clientes. Além disso, apresentará indicadores sobre o acesso das empresas aos fornecedores e a capacidade de realizar pagamentos de rotina.
“O levantamento vai mostrar a percepção das empresas sobre alterações no quadro de funcionários e as principais medidas de reação adotadas por elas. Vai ainda revelar o posicionamento das empresas diante das medidas emergenciais do governo, como o adiamento de pagamento de impostos e a utilização de linha de crédito emergencial para o pagamento da folha salarial”, destacou o IBGE.