Homens gays podem doar sangue no Hemocentro de Alagoas


Restrição para homens tenham feito sexo com outros homens nos 12 meses anteriores à coleta foi derrubada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Hemoal passa a receber doação de sangue de homens gays
Homens gays já podem doar sangue em toda a rede de coleta do Hemocentro de Alagoas (Hemoal). A restrição para homens tenham feito sexo com outros homens nos 12 meses anteriores à coleta foi derrubada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Em entrevista ao Bom Dia Alagoas desta quarta-feira (17), a gerente do Hemoal, Verônica Guedes, informou que a recomendação já está sendo seguida no estado.
“Desde sexta-feira [dia 12 de junho] toda a rede do Hemocentro de Alagoas está cumprindo a decisão do STF e esse critério foi excluído da nossa aptidão. Os demais critérios, que visam segurança transfusional pra quem recebe o sangue, são mantidos”, explicou Verônica Guedes.
A restrição, que não mencionava mulheres que tenham feito sexo com outras mulheres, era uma norma do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e foi julgada inconstitucional pela maioria dos ministros do STF.
“Podem comparecer a qualquer local de coleta de sangue no estado, pois todos foram avisados e estão cientes [das novas regras]”, informou a gerente do Hemoal.
Estoque crítico de bolsas de sangue
O Hemoal lembra à população que o estoque de bolsas de sangue é crítico, com apenas 50% do necessário para atender a toda a rede hospitalar do estado.
O estoque mais crítico é dos sangues do tipo negativo (A-; O-; AB-), que está em 25% do necessário.
“A gente continua com estoque crítico de sangues negativos, continuamos atendendo a mesma demanda, porque as emergências não param de acontecer, os acidentes não param de acontecer e a gente espera que compareçam e façam sua doação”, afirmou a gerente do Hemoal.
Verônica Guedes esclareceu ainda que os pontos de coleta adotaram todas as medidas de segurança para evitar que os doadores e funcionários sejam expostos ao risco de contaminação pelo novo coronavírus, com disponibilização de álcool gel, limpeza de poltronas com álcool 70% e EPI para funcionários.
Onde doar sangue?
Hemoal Trapiche, em Maceió, localizado ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE) – segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Aos sábados, das 8h às 17h, mas excepcionalmente neste sábado as doações foram encerradas ao meio-dia.
Hemoal Farol (no Hospital Veredas, na Avenida Fernandes Lima), de segunda a sexta, das 7h30 às 11h.
Hemoal Arapiraca (no mesmo prédio do Laboratório Municipal, na Rua Geraldo Barbosa, no Centro), de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30.
Quem pode doar?
Os interessados em fazer uma doação devem ter peso igual ou superior a 50 quilos, idade entre 16 e 69 anos e apresentar um documento de identificação com foto. Para os menores de 18 anos é imprescindível estar acompanhado dos pais e portando a documentação oficial e original dos responsáveis.
De acordo com o Ministério da Saúde, não podem doar aqueles que tenham contraído hepatite após os 11 anos de idade, além de sífilis, Aids e doença de Chagas. Quanto às gestantes e lactantes, é proibida a doação. Os homens que já doaram antes devem respeitar um prazo de dois meses para fazer de novo, e as mulheres ficam impedidas durante três meses.
Doações podem ser feitas na sede do Hemoal, em Maceió, e em outros pontos de coleta na capital e em Arapiraca
Carla Cleto/Sesau
Veja mais notícias da região no G1 Alagoas