HBO Max retira ‘E o Vento Levou’ de catálogo por promover racismo

Lançada no mês passado, a plataforma de streaming HBO Max informou na terça-feira (9) que removeu o filme “E o Vento Levou” (1939) de seu catálogo por promover preconceito contra negros em retratação estereotipada.

A trama sobre a Guerra Civil americana contou com a personagem negra interpretada por Hattie McDaniel, que vivia a empregada da protagonista Scarlett O’Hara (Vivien Leigh).

“‘E o Vento Levou’ é um produto de seu tempo e contém alguns dos preconceitos étnicos e raciais que, infelizmente, têm sido comuns na sociedade americana”, afirmou um porta-voz da HBO Max em um comunicado enviado à imprensa americana.

“Estas representações racistas estavam erradas na época e estão erradas hoje, e sentimos que manter este título disponível sem uma explicação e uma denúncia dessas representações seria irresponsável”, completou.

A HBO Max ainda informou que o filme será reintegrado ao catálogo juntamente com uma discussão de seu contexto histórico, mas ainda sem data definida para acontecer. O conteúdo, no entanto, não será alterado “porque fazer isto seria como dizer que estes preconceitos nunca existiram.”

“Se vamos criar um futuro mais justo, equitativo e inclusivo, nós devemos primeiro reconhecer e entender nossa história”, disse a empresa.