Guia da Série B: Vitória sonha com o retorno à elite do futebol

A Série B teve seu início adiado em três meses, por causa da pandemia do novo coronavírus, mas finalmente começará: os primeiros jogos serão disputados nesta sexta-feira (7). Desta vez, o calendário invadirá o ano de 2021, com previsão do término do campeonato em 30 de janeiro. Também por conta da covid-19, os jogos serão realizados sem público, com portões fechados.
A “Segundona” é o maior desafio do Vitória em 2020. E é preciso foco e bom desempenho, afinal, o retrospecto do Leão está turbulento. Ano passado, lutou durante boa parte do torneio para não ser rebaixado à terceira divisão. E, neste ano, passou invicto pela fase de grupos da Copa do Nordeste, com três triunfos e cinco empates nos oito jogos, mas acabou derrotado nas quartas de final pelo Ceará, por 1×0, e foi eliminado do Baianão sem sequer passar da primeira fase – apesar de ter usado um time de aspirantes em quase todas as partidas.
![]() |
O último acesso do Vitória à Série A aconteceu em 2015 (Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO) |
Neste ano, a Série B terá a presença de dois times que nunca haviam sido rebaixados. O primeiro é o Cruzeiro, tetracampeão brasileiro e bicampeão da Libertadores. Considerado um dos maiores clubes do país, está passando por fase financeira turbulenta, mas a tradição e o orçamento o colocam como candidato natural a uma das quatro vagas do acesso.
O segundo é um caso curioso: a Chapecoense. Apesar de já ter disputado a Série B, a equipe vinha em uma trajetória ascendente, apenas com acessos. Porém, teve desempenho ruim na primeira divisão em 2019 e caiu.
Com a presença do Cruzeiro, serão dois os campeões de Série A presentes na B neste ano – o outro é o Guarani, vencedor em 1978. Há cinco times que já foram campeões da segunda divisão nesta disputa de 2020: América-MG (1997 e 2017), Guarani (1981), Paraná (1992), Sampaio Corrêa (1972) e Juventude (1994).
O Vitória fará sua estreia no sábado (8), às 19h, contra o Sampaio Corrêa, no Barradão. Antes, na sexta (7), às 19h15, Cuiabá e Brasil de Pelotas farão, na Arena Pantanal, o duelo que dará o pontapé inicial para a competição. Às 21h30, é a vez de Confiança x Paraná no Batistão, em Aracaju.
A primeira rodada ainda terá, no sábado, Juventude x CRB (11h), Operário x Figueirense (16h), Cruzeiro x Botafogo-SP (19h), Avaí x Náutico (19h), CSA x Guarani (21h) e Ponte Preta x América-MG (21h); e no domingo, Oeste x Chapecoense às 11h.
OS JOGOS DO VITÓRIA NO PRIMEIRO TURNO:
Pelo Brasil
A Série B dobrou a quantidade de times nordestinos de um ano para o outro: de três em 2019 para seis atualmente. CRB e Vitória são remanescentes do ano passado (o Sport subiu para a primeira divisão) e ganharam a companhia do CSA, que veio rebaixado da Série A, e de Náutico, Sampaio Corrêa e Confiança, trio que chegou da C.
Assim, o Nordeste é a segunda região com mais representantes, empatada com o Sudeste. Estão atrás do Sul, que possui sete times. Fechando a lista, o Centro-Oeste tem apenas o Cuiabá. O Norte não está contemplado.
Na divisão por estados, há equipes de 11 diferentes. São Paulo tem o maior número, com quatro: Botafogo-SP, Guarani, Oeste e Ponte Preta. Em seguida, aparecem na lista Santa Catarina com a trinca Avaí, Chapecoense e Figueirense; Minas Gerais (América-MG e Cruzeiro), Rio Grande do Sul (Brasil de Pelotas e Juventude), Paraná (Operário e Paraná) e Alagoas (CRB e CSA), com dois cada; e Bahia (Vitória), Sergipe (Confiança), Pernambuco (Náutico), Maranhão (Sampaio Corrêa) e Mato Grosso (Cuiabá), com um cada.
O CORREIO elaborou um guia apresentando o Vitória e os 19 times que ele terá pela frente. O guia está dividido em três blocos: o primeiro traz as equipes que chegaram da Série A, rebaixadas. O segundo tem quem já estava na Série B. E o último, aqueles que conseguiram o acesso através da Série C em 2019.
BLOCO 1: OS REBAIXADOS
AVAÍ
Nome: Avaí Futebol Clube
Fundação: 01/09/1923 | Cidade: Florianópolis-SC
Apelido: Leão da Ilha
Estádio: Ressacada | Capacidade: 17.800 pessoas
Treinador: Geninho
Quando enfrentará o Vitória: 15ª rodada e 34ª rodada
O Avaí fez péssima campanha em 2019 e terminou na lanterna da Série A, com 20 pontos somados nos 38 jogos. Foram apenas três vitórias, além de 11 empates e 24 derrotas. Seu melhor ano na Série B foi 2016, quando garantiu o vice-campeonato. Contratou nesta semana Geninho, ex-Vitória, como técnico. Em suas passagens anteriores no clube, o treinador tem dois acessos à primeira divisão (2014 e 2018) e um título estadual (2019).
![]() |
Geninho conquistou dois acessos ao Avaí em passagens anteriores |
CHAPECOENSE
Nome: Associação Chapecoense de Futebol
Fundação: 10/05/1973 | Cidade: Chapecó-SC
Apelido: Chape
Estádio: Arena Condá | Capacidade: 20.089 pessoas
Treinador: Umberto Louzer
Quando enfrentará o Vitória: 16ª rodada e 35ª rodada
A Chape foi rebaixada pela primeira vez em 2019, após seis anos na primeira divisão. O time estreou na Série D em 2009, confirmou o acesso à Série C e ficou três anos na terceirona, até 2012. Em 2013, participou da Série B de forma relâmpago: em apenas um ano, conquistou o vice-campeonato e chegou à elite. Por isso, chega com status de time grande à segunda divisão. Em seu elenco, tem um conhecido do torcedor do Vitória: Anselmo Ramon. Pelo Leão, o centroavante disputou 32 partidas e marcou sete gols.
![]() |
Louzer quer repetir feito de 2013 e subir com a Chape de forma relâmpago |
CRUZEIRO
Nome: Cruzeiro Esporte Clube
Fundação: 02/01/1921 | Cidade: Belo Horizonte-MG
Apelido: Raposa
Estádio: Mineirão | Capacidade: 62 mil pessoas
Treinador: Enderson Moreira
Quando enfrentará o Vitória: 9ª rodada e 28ª rodada
O Cruzeiro fazia, até 2019, parte da seleta lista dos times que nunca caíram à Série B. Porém fez uma péssima campanha e seus 36 pontos não foram suficientes para se manter na primeira divisão. Por ser um gigante que está na divisão de acesso de forma inédita, a Raposa é, pelo menos teoricamente, favorita para o título. Por outro lado, o clube passa por sérios problemas financeiros e, por causa das dívidas, foi punido pela Fifa e teve seis pontos abatidos sem nem mesmo estrear.
![]() |
O Cruzeiro, do técnico Enderson Moreira, disputará a Série B pela primeira vez |
CSA
Nome: Centro Sportivo Alagoano
Fundação: 07/09/1913 | Cidade: Maceió-AL
Apelido: Azulão
Estádio: Rei Pelé | Capacidade: 19 mil pessoas
Treinador: Eduardo Baptista
Quando enfrentará o Vitória: 12ª rodada e 31ª rodada
Maior vencedor do Campeonato Alagoano, com 39 títulos, o CSA tinha feito uma subida meteórica nos últimos anos, quando foi vice-campeão da Série D em 2016, campeão da C em 2017 e vice da B em 2018. Porém, ano passado, a campanha foi ruim e o time terminou a Série A na 18ª posição, com 32 pontos, vontando para a segundona. Surpreendeu na montagem do time para 2020, contratando nomes como Rodrigo Pimpão (ex-Botafogo), Márcio Araújo (ex-Flamengo) e Allano (ex-Bahia). Na Copa do Nordeste, contudo, decepcionou e foi eliminado cedo. E, no estadual desse ano, ficou em segundo, perdendo para o rival CRB por 1×0.
![]() |
Após ascensão meteórica nos últimos anos, o CSA, do técnico Eduardo Baptista, retornou à Série B |
BLOCO 2: QUEM FICOU
AMÉRICA-MG
Nome: América Futebol Clube
Fundação: 30/04/1912 | Cidade: Belo Horizonte-MG
Apelido: Coelho
Estádio: Arena Independência | Capacidade: 23 mil pessoas
Treinador: Lisca
Quando enfrentará o Vitória: 14ª rodada e 33ª rodada
Bicampeão da Série B (1997 e 2017), o América-MG por pouco não subiu à elite no ano passado – ficou na 5ª colocação, com 61 pontos, apenas um a menos que o 4º colocado, o Atlético-GO. Treinado por Lisca ‘Doido’, promete brigar pelo acesso novamente em 2020. No Campeonato Mineiro de 2020, perdeu os dois jogos da semifinal para o Atlético-MG (por 2×1 fora e 3×0 em casa).
![]() |
Lisca é o técnico do América-MG |
BOTAFOGO-SP
Nome: Botafogo Futebol Clube
Fundação: 12/12/1918 | Cidade: Ribeirão Preto-SP
Apelido: Pantera Negra
Estádio: Santa Cruz | Capacidade: 28.946 pessoas
Treinador: Claudinei Oliveira
Quando enfrentará o Vitória: 18ª rodada e 37ª rodada
O Botafogo-SP é conhecido historicamente por ter revelado os irmãos Sócrates e Raí. Pela Série B, tem um vice-campeonato (1998). Em sua campanha de 2019, ficou na 9ª posição, com 50 pontos após 13 vitórias, 11 empates e 14 derrotas. Neste ano, escapou do rebaixamento do Paulistão na última rodada e alcançou as semifinais do Troféu do Interior, quando foi eliminado pelo RB Bragantino nos pênaltis.
![]() |
Claudinei é o treinador atual do Botafogo-SP |
BRASIL DE PELOTAS
Nome: Grêmio Esportivo Brasil
Fundação: 07/01/1911 | Cidade: Pelotas-RS
Apelido: Xavante
Estádio: Bento Freitas | Capacidade: 18 mil pessoas
Treinador: Hemerson Maria
Quando enfrentará o Vitória: 19ª rodada e 38ª rodada
Presente na Série B desde 2016, o Brasil fez uma campanha ruim no ano passado, quando terminou na 14ª colocação, com 44 pontos. Passou a temporada flertando com o rebaixamento – e ainda chegou a arriscar cair em uma disputa fora de campo. Isso pois o Xavante foi julgado no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por atrasos salariais e, caso fosse punido com a perda de pontos, iria para a Série C no lugar do Londrina. Porém, o Pleno do STJD absolveu o clube gaúcho no caso.
![]() |
Hemerson Maria, treinador do Brasil de Pelotas: time encara o Vitória nas rodadas 19 e 38 (Foto: Carlos Insaurriaga/GE Brasil) |
CRB
Nome: Clube de Regatas Brasil
Fundação: 20/09/1912 | Cidade: Maceió-AL
Apelido: Galo
Estádio: Rei Pelé | Capacidade: 19 mil pessoas
Treinador: Marcelo Cabo
Quando enfrentará o Vitória: 5ª rodada e 24ª rodada
Um dos times que mais participaram da Série B no modelo de pontos corridos – foram 10 vezes desde 2006, contando com a edição atual -, o CRB fez uma campanha razoável em 2019: ficou na 7ª posição, com 55 pontos. Neste ano, tem como meta o acesso à Série A. Para isso, possui no elenco jogadores como o experiente atacante Léo Gamalho. Vem de título do Campeonato Alagoano, seu 31º, em cima do rival CSA.
![]() |
Marcelo Cabo quer conquistar o acesso à Série A (Foto: CRB/Divulgação) |
CUIABÁ
Nome: Cuiabá Esporte Clube
Fundação: 12/12/2001 | Cidade: Cuiabá-MT
Apelido: Peixe Dourado
Estádio: Arena Pantanal | Capacidade: 45 mil pessoas
Treinador: Marcelo Chamusca
Quando enfrentará o Vitória: 8ª rodada e 27ª rodada
Único time fundado no século XXI a disputar a Série B em 2020, o Cuiabá se consolidou como um dos maiores de Mato Grosso e busca dar um salto de patamar. Ano passado, terminou a segunda divisão na 8ª colocação, com 52 pontos. Atualmente, é treinado pelo baiano Marcelo Chamusca.
![]() |
Chamusca é o treinador do Cuiabá (Foto: Cuiabá/Divulgação) |
FIGUEIRENSE
Nome: Figueirense Futebol Clube
Fundação: 12/06/1921 | Cidade: Florianópolis-SC
Apelido: Figueira
Estádio: Orlando Scarpelli | Capacidade: 19.500 pessoas
Treinador: Márcio Coelho
Quando enfrentará o Vitória: 2ª rodada e 21ª rodada
O Figueira teve uma Série B conturbada no ano passado. Passou a temporada flertando com o rebaixamento e chegou a perder um jogo por W.O., quando os jogadores se recusaram a entrar em campo por falta de pagamento de salários. O time conseguiu se recuperar em campo e se salvou do rebaixamento, terminando na 16ª posição. Em 2020, foi bem na primeira fase do Campeonato Catarinense, mas, após fazer 2×1 no Juventus-SC na ida das quartas de final, levou 4×1 na volta, em casa, e foi eliminado.
![]() |
Márcio Coelho planeja uma Série B melhor para o Figueirense em 2020 |
GUARANI
Nome: Guarani Futebol Clube
Fundação: 02/04/1911 | Cidade: Campinas-SP
Apelido: Bugre
Estádio: Brinco de Ouro | Capacidade: 29 mil pessoas
Treinador: Thiago Carpini
Quando enfrentará o Vitória: 17ª rodada e 36ª rodada
Campeão da Série A em 1978, o Guarani fará sua 14ª participação na segunda divisão. Ano passado, ficou em 13º, uma posição abaixo do Vitória. No Paulista, foi ultrapassado pelo Corinthians na última rodada e perdeu a vaga nas quartas de final. O time tem o atacante Júnior Todinho, ex-Vitória, e o meia Arthur Rezende, ex-Bahia.
![]() |
O Guarani tem como técnico Thiago Carpini |
OESTE
Nome: Oeste Futebol Clube
Fundação: 25/01/1921 | Cidade: Barueri-SP
Apelido: Rubrão
Estádio: Arena Barueri | Capacidade: 31 mil pessoas
Treinador: Renan Freitas
Quando enfrentará o Vitória: 11ª rodada e 30ª rodada
O Oeste chegou à Série B em 2013 e, desde então, nunca saiu. Ano passado, terminou na 15ª posição, com 2 pontos a mais que o Londrina, rebaixado na 17ª colocação. Em 2020 o Rubrão vai mal: caiu para a Série A-2 do Campeonato Paulista. O elenco tem o zagueiro Bruno Bispo, ex-Leão.
![]() |
Treinado por Renan Freitas, o Oeste tem o zagueiro Bruno Bispo, ex-Vitória |
OPERÁRIO
Nome: Operário Ferroviário Esporte Clube
Fundação: 01/05/1912 | Cidade: Ponta Grossa-PR
Apelido: Fantasma
Estádio: Germano Krüger | Capacidade: 10 mil pessoas
Treinador: Gerson Gusmão
Quando enfrentará o Vitória: 13ª rodada e 32ª rodada
O Operário chega para a Série B após eliminações nas quartas de final do Campeonato Paranaense e na segunda fase da Copa do Brasil. Em 2019, terminou a segunda divisão na 10ª posição, com 50 pontos. Para este ano, contratou oito reforços – entre eles o volante Pedro Ken e o zagueiro Reniê, ex-Vitória, e o atacante Maranhão, ex-Bahia.
![]() |
O Operário é treinado por Gerson Gusmão |
PARANÁ
Nome: Paraná Clube
Fundação: 19/12/1989 | Cidade: Curitiba-PR
Apelido: Gralha Azul
Estádio: Durival Britto (Vila Capanema) | Capacidade liberada: 17.140 pessoas
Treinador: Allan Aal
Quando enfrentará o Vitória: 6ª rodada e 25ª rodada
Time que mais participou da Série B desde 2006, quando foi implementado o sistema de pontos corridos – foram 12 vezes -, o Paraná tem um título da divisão, conquistado em 1992. Para 2020, tem seis jogadores novos no elenco, mas vem de eliminação para o Coritiba nas quartas de final do Paranaense. Disputa também a Copa do Brasil – nesta, foi derrotado por 1×0 para o Botafogo e fará o duelo da volta em casa, no fim do mês -, mas a prioridade deve ser a Série B. O zagueiro Thales é um conhecido do público baiano.
![]() |
Além da Série B, o Paraná, do técnico Allan Aal, ainda disputa a Copa do Brasil |
PONTE PRETA
Nome: Associação Atlética Ponte Preta
Fundação: 11/08/1900 | Cidade: Campinas-SP
Apelido: Macaca
Estádio: Moisés Lucarelli | Capacidade: 19 mil pessoas
Treinador: João Brigatti
Quando enfrentará o Vitória: 3ª rodada e 22ª rodada
Vice-campeã da Série B duas vezes (1997 e 2014), a Ponte Preta é considerada uma das grandes equipes que disputam a segunda divisão em 2020. Ano passado, somou 47 pontos e ficou na 11ª colocação, uma posição à frente do Vitória. Em 2020, foi eliminada na semifinal do Campeonato Paulista para o Palmeiras e terá seis reforços a partir da estreia na B. Entre eles, Camilo (ex-Botafogo e ex-Internacional), principal contratação alvinegra para a sequência da temporada.
![]() |
A Ponte, do treinador João Brigatti, tem seis reforços para a Série B |
VITÓRIA
Nome: Esporte Clube Vitória
Fundação: 13/05/1899 | Cidade: Salvador-BA
Apelido: Leão
Estádio: Barradão | Capacidade: 30.618 pessoas
Treinador: Bruno Pivetti
O Vitória quer apagar o desempenho ruim do ano passado – em que brigou contra o descenso durante boa parte da Série B – e retornar à elite do futebol nacional. Entre as novidades para a segunda divisão, tem a chegada do meia-atacante Marcelinho, contratado recentemente. O destaque do time treinado por Bruno Pivetti é o lateral esquerdo Thiago Carleto.
![]() |
O Vitória, do técnico Bruno Pivetti, quer marcar presença na Série A de 2021 |
BLOCO 3: QUEM SUBIU
CONFIANÇA
Nome: Associação Desportiva Confiança
Fundação: 01/05/1936 | Cidade: Aracaju-SE
Apelido: Dragão
Estádio: Batistão | Capacidade: 15.575 pessoas
Treinador: Matheus Costa
Quando enfrentará o Vitória: 7ª rodada e 26ª rodada
Um dos grandes times de Sergipe, o Confiança surpreendeu ao liderar o grupo que tinha Vitória, Ceará, Náutico e Santa Cruz na Copa do Nordeste. Nas quartas, avançou após derrotar o Santa Cruz nos pênaltis, e caiu para o Bahia na semifinal, com derrota por 1×0. No currículo, tem 21 títulos do campeonato estadual, o último faturado em 2017. Por causa da Série B, seus últimos dois jogos pelo Sergipano foram adiados. O Dragão lidera o quadrangular final.
![]() |
Matheus Costa comandou o Confiança na boa campanha pela Copa do Nordeste |
JUVENTUDE
Nome: Esporte Clube Juventude
Fundação: 29/06/1913 | Cidade: Caxias do Sul-RS
Apelido: Papada
Estádio: Estádio Alfredo Jaconi | Capacidade: 19.924 pessoas
Treinador: Pintado
Quando enfrentará o Vitória: 10ª rodada e 29ª rodada
Campeão da Série B em 1994, o Juventude teve, entre os anos 1990 e início da década de 2000, seus momentos de maiores glórias. Porém, nos últimos tempos, tenta se restabelecer. Em 2017, chegou perto de conseguir o acesso à Série A, que não disputa desde 2007, mas terminou na 9ª posição. No ano seguinte, caiu para a Série C. Só precisou ficar um ano na terceira divisão – em 2019, finalizou em 3º e voltou para a B. O lateral esquerdo Eltinho testou positivo para covid-19 e desfalca o time nas primeiras rodadas.
![]() |
Pintado é o treinador do Juventude |
NÁUTICO
Nome: Clube Náutico Capibaribe
Fundação: 07/04/1901 | Cidade: Recife-PE
Apelido: Timbu
Estádio: Aflitos | Capacidade: 19.600 pessoas
Treinador: Gilmar Dal Pozzo
Quando enfrentará o Vitória: 4ª rodada e 23ª rodada
O Náutico chega à Série B com o título de campeão da terceira divisão em 2019. Porém, o desempenho em 2020 não é o que o torcedor do Timbu esperava: foi eliminado nas três competições que disputava, Pernambucano, Copa do Nordeste e Copa do Brasil, respectivamente nas semifinais, fase de grupos e segunda fase. Em 21 jogos, venceu 9, empatou 7 e perdeu 5. Apesar do início frustrante, tem condições de fazer uma boa Série B. Confia nos gols de Kieza.
![]() |
Náutico, do treinador Gilmar Dal Pozzo, teve início de ano turbulento, mas promete fazer boa Série B |
SAMPAIO CORRÊA
Nome: Sampaio Corrêa Futebol Clube
Fundação: 25/03/1923 | Cidade: São Luís-MA
Apelido: Bolívia Querida
Estádio: Castelão de São Luís | Capacidade: 40 mil pessoas
Treinador: Léo Condé
Quando enfrentará o Vitória: 1ª rodada e 20ª rodada
O Sampaio Corrêa será o primeiro adversário do Vitória na Série B 2020. Ano passado, foi o vice-campeão da Série C. Campeão da segunda divisão em 1972, o time foi eliminado da Copa do Nordeste ainda na fase preliminar, para o Confiança (placares de 0x0 na ida, em Sergipe, e 2×0 na volta, no Maranhão). Para o jogo de estreia na Série B, não terá o goleiro João Gabriel, por ser emprestado pelo Leão. O clube disputa o estadual em paralelo e aguarda seu adversário da semifinal.
![]() |
O Sampaio Corrêa, do treinador Léo Condé, será o primeiro adversário do Vitória |