Fundação Gregório de Mattos lança novas atrações online

Os espaços culturais administrados pela Prefeitura Municipal de Salvador, por meio da Fundação Gregório de Mattos, realizam, a partir desta quinta (04), uma série de atividades online no canal do YouTube da FGM e nas redes sociais.
A primeira novidade é que, a cada quinta-feira, um dos espaços culturais da FGM (Espaços Culturais Boca de Brasa, Teatro Gregório de Mattos, Espaço Cultural da Barroquinha e Casa do Benin) integrará a grade fixa do #ConexãoFGM, no canal do YouTube da FGM.
Às 08h, será disponibilizado um vídeo apresentando o espaço, contando sua história, trajetórias, os projetos desenvolvidos, as parcerias estabelecidas, dentre outros assuntos. Já às 21h, a Fundação promove a live Diálogos, que serão encontros virtuais apresentados pelo Gerente de Equipamentos Culturais (GECULT) da FGM, Chicco Assis, sempre com convidados que abordarão temas diversos relacionados aos espaços culturais.
![]() |
George Vladimir, gestor dos Espaços Culturais Boca de Brasa (divulgação) |
Para começar, no dia 4, a partir das 8h, será disponibilizado o documentário Eu Sou Boca de Brasa, resultado das oficinas de Cinema realizadas pelas professoras Dayane Sena e Fabíola Aquino, nos Espaços Culturais Boca de Brasa. Às 21h, acontece o Diálogos – Espaços Culturais Boca de Brasa, com o tema O Cinema no Boca de Brasa. O bate-papo vai falar sobre a importância do audiovisual, sobretudo na visibilidade das narrativas periféricas, e contará com a participação de Fernando Guerreiro, presidente da Fundação Gregório de Mattos, George Vladimir, gestor dos Espaços Culturais Boca de Brasa, Fabiola Aquino e Dayane Sena, cineastas, diretoras e produtoras do audiovisual baiano e que ministraram as oficinas de cinema do Boca de Brasa em 2019, Eduardo Oliveira e Delio Lima, alunos que participaram das oficinas do Boca de Brasa e participaram da produção do doc Eu Sou Boca de Brasa. Apresentação e mediação, Chicco Assis, gerente de equipamentos culturais da FGM.
O segundo destaque, é que, toda sexta-feira, o #ConexãoFGM exibirá atividades dos Espaços Culturais Boca de Brasa, como o Palco Aberto, Cine Clube e Boca de Brasa Apresenta, adaptadas para a plataforma virtual, por meio do canal do YouTube da FGM. Para dar início, dia 05, às 18h, a FGM promove a live Palco Aberto Boca de Brasa – Virtual, com tema Mês dos Namorados. Acontecerão performances e apresentações comandadas pelo gestor dos Espaços Culturais Boca de Brasa, George Vladimir. As atrações convidadas serão Brenda Cruz, Fabricio Cumming, Joemilly, Zeus Rapper, Yan Almeida (Artvidance), Uz Cavalcante (Uzarte Dança) e a participação especial do ator e comediante Alan Miranda.
Palco Aberto é uma espécie de show de talentos da periferia, nos Espaços Culturais Boca de Brasa, abrindo espaço para apresentações das mais diversas expressões artísticas: dança, canto, teatro, recital de poesias feita por artistas iniciantes ou amadores do Subúrbio de Salvador, que têm a oportunidade de dividir o palco com artistas já consagrados. No formato digital o projeto será realizado via lives, com toda produção e artistas apresentando seus talentos da própria casa, em segurança e respeitando as orientações de isolamento social.
Chicco Assis vislumbra que a iniciativa deverá estender para além do período mais crítico da emergência sanitária:
“Sabemos que ainda vai levar um tempinho para que os espaços culturais possam voltar a funcionar com apresentações presenciais, e que o funcionamento dos espaços culturais ainda passará por um período de readequação”
“Os espaços culturais são os principais elos de conexão entre os fazedores de cultura e seus consumidores. Se, neste momento, não podemos usar os espaços físicos, com a criatividade que é inerente à cultura, vamos adaptar as nossas atividades para o ambiente virtual e, assim, nos mantermos próximos dos artistas, das produções, do nosso público.”, diz Fernando Guerreiro
Guerreiro destaca, ainda, a importância do Boca de Brasa, “que já se transformou em referência cultural da cidade. Com um trabalho contínuo de descoberta e aperfeiçoamento de talentos, o projeto abre espaço para que uma população excluída possa criar identidade a partir do fazer artístico. Cultura e Cidadania trabalhando juntas pelo desenvolvimento da cidade de Salvador”.