Filme alagoano Cavalo é exibido gratuitamente em festival online após ter pré-estreia cancelada por causa da pandemia

Longa-metragem fica disponível no site do Festival Ecrã a partir de quinta-feira até o dia 30 de agosto. Lançamento do filme Cavalo está previsto para 2021
Divulgação
Depois de ter a pré-estreia cancelada por causa da pandemia do novo coronavírus, o filme alagoano Cavalo vai ser transmitido online e gratuitamente na 4ª edição do Festival Ecrã de Experimentações Audiovisuais. Foram mais de 100 obras selecionadas para o festival carioca, que começa na quinta-feira (20).
“A pré-estreia dele era para ter acontecido no dia 17 março, no Gustavo Leite, em uma única sessão. Os ingressos esgotaram em três dias, mas aí veio a pandemia e o evento foi cancelado. Estava uma expectativa grande na pré-estreia, então é uma boa oportunidade para assistir ao filme no festival”, disse Raphael Barbosa, um dos diretores do filme.
O filme Cavalo, que foi dirigido também por Werner Salles, vai ficar disponível no site do Festival Ecrã até o dia 30 de agosto. No longa-metragem os diretores usam uma linguagem híbrida, buscando elementos da ficção, do documentário e da experimentação para falar sobre a memória da ancestralidade no corpo.
“Foi o caminho encontrado para expressar essa busca. Desde Exu (2012), temos desenvolvido um projeto artístico que se relaciona com os arquétipos dos orixás e das entidades. Uma pesquisa de oito anos que influenciou na concepção do nosso primeiro longa”, disse Barbosa.
Longa-metragem vai ser exibido no Festival Ecrã a partir de quinta-feira
Divulgação
Para Werner Salles, o filme também é um mergulho nas possibilidades do inconsciente. “Cavalo é uma metáfora do corpo, da força, da psique. E o filme dialoga diretamente com essas questões. A intuição foi o guia, não só nas performances das personagens, mas desde a concepção até a montagem final. Somos todos cavalos nesse processo”, explicou o diretor.
Elenco
De acordo com os diretores, o grupo foi selecionado após um teste de elenco, e passou a conviver em um intenso processo de preparação. Uma imersão artística que é mostrada no filme como um de seus eixos narrativos.
“O contato com as histórias das personagens transformou o roteiro do filme. Nas audições, fomos confrontados com relatos muito ricos, histórias poderosas. Enxergamos nessas sete trajetórias elementos que se complementaram para criar uma só narrativa”, contou Barbosa.
Filme Cavalo é uma metáfora do corpo, da força e da psique
Vanessa Mota
Veja mais notícias da região no G1 Alagoas